o maior medo de uma pessoa que vai se mudar de residência é o aparecimento de algum item danificado durante uma mudança, não é mesmo

O que é um carreto e porque não devo contratar um?

Talvez você nunca tenha se preocupado em saber o que é um carreto até chegar o momento de se mudar de casa, não é mesmo?

Afinal, na hora de realizar uma mudança, é muito comum que as famílias fiquem em dúvida entre a contratação de um carreto e de uma empresa de mudança.

Nesse sentido, o primeiro passo é entender o que é um carreto e como ele funciona para saber diferenciá-lo da empresa de mudança e, assim, tomar a decisão mais assertiva para você e sua família.

Para te ajudar a descobrir tudo isso, preparamos este conteúdo. Continue a leitura!

na hora de realizar uma mudança, é muito comum que as famílias fiquem em dúvida entre a contratação de um carreto e de uma empresa de mudança.
Diferenca entre carreto e mudança | Foto: Unplash

O que é um carreto?

Basicamente, o carreto consiste no transporte simplificado de uma mudança a uma curta distância. Geralmente, ele é oferecido por uma pessoa, e não por uma empresa.

A finalidade do carreto é simplesmente transportar, o que significa que qualquer outro serviço, ainda que esse seja indispensável em uma mudança (como o carregamento dos móveis e demais pertences), deve ser pago à parte.

Vale dizer que é muito comum que o carreto seja prestado por pessoas comuns que possuem um veículo de grande porte, mas que não necessariamente tenham qualquer experiência com mudança.

Principais características do carreto e comparação com uma empresa de mudança

Até aqui foi possível ter uma boa noção do que é um carreto, não é mesmo?

Mas, para esclarecer todas as eventuais dúvidas, listamos algumas características do carreto e o comparamos com os serviços oferecidos por uma empresa de mudança:

Embalagem

Dificilmente no carreto você terá acesso a embalagens para os pertences. Quando essas existem, são bem simplificadas, como cobertores.

Já na empresa de mudança, a embalagem é completa e com materiais específicos a fim de impedir que os seus pertences se danifiquem. Dentre algumas embalagens utilizadas estão: plástico bolha, papelão antichoque, cabideiro de roupas, etc.

Seguro

No carreto, o seguro não é oferecido. Já no caso da empresa de mudança, há um seguro que cobre todos os pertences para caso haja algum incidente ou imprevisto. Dessa forma, o cliente é ressarcido e não fica no prejuízo.

Ajudantes

A contratação de um carreto costuma ser restrita ao veículo e ao motorista, o que significa que o cliente deve contratar ajudantes para carregar os pertences por fora e, assim, pagá-los adicionalmente.

No caso de uma empresa de mudança, há uma equipe fixa especializada em mudanças, o que quer dizer que o cliente não precisa se preocupar com nenhuma contratação a mais, pois o serviço é completo e realizado por funcionários capacitados.

Por que não contratar um carreto?

Em um primeiro momento, o carreto pode ser atrativo para algumas pessoas por apresentar um valor bem mais abaixo do que o de uma empresa de mudança.

Acontece que esse valor inferior se dá pelo fato de o serviço oferecido não ser completo e de não haver respaldo e nem segurança de que a mudança do cliente chegará em perfeito estado no seu novo imóvel, uma vez que imprevistos estão passíveis de acontecer.

Nesse sentido, não é recomendado contratar o carreto porque, além da falta de segurança, o valor que inicialmente aparenta ser mais barato, pode sair muito mais caro. 

Portanto, o ideal é contratar uma empresa de mudança como o Doutor Frete para ter acesso a um serviço completo e de qualidade, além da garantia de começar uma vida nova com tranquilidade e em paz. 

mudança mais cômoda

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Faça parte da comunidade Doutor Frete e receba dicas sobre mudança, embalagens e decoração para sua casa.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.