Mudança em prédios: conheça as principais regras dos condomínios
A mudança em prédios está cada vez mais comum entre os brasileiros. Afinal, os edifícios costumam oferecer mais segurança para as famílias, além de serem ideais para quem procura morar próximo do trabalho e dos centros urbanos.
No entanto, vale saber que esse tipo de mudança requer uma atenção bastante especial, uma vez que os condomínios possuem algumas regras específicas para quem deseja se mudar para um prédio.
Nesse sentido, trouxemos algumas das principais normas que você deve se atentar se está pensando em realizar uma mudança em prédios. Confira e evite problemas com o síndico e com os seus novos vizinhos!
Como garantir uma mudança em prédios dentro das normas?
Antes de falarmos sobre as normas para mudança em prédios, é importante destacar que cada condomínio possui suas próprias regras, obviamente.
Por isso, é importante saber que, independentemente de qualquer coisa, você deve conversar com o síndico sobre a sua mudança para obter as instruções necessárias.
No entanto, existem regras gerais que costumam ser comuns a todos os condomínios, e conhecê-las desde já te ajudará a planejar a sua mudança com antecedência e tranquilidade.
É por isso que trouxemos esses pontos principais para você se programar. Veja quais são eles!
Não atrapalhar a rotina dos moradores
Todos os condomínios estão preocupados em não atrapalhar em hipótese alguma a tranquilidade, o sossego e a rotina dos demais moradores. Isso significa que boa parte das regras de mudança serão voltadas para esse ponto.
Nesse sentido, procure se informar quais são as normas criadas pelo condomínio para controlar os barulhos e a agitação decorrente da mudança.
Agendar com antecedência a mudança
Outra regra é a necessidade de agendar previamente a mudança para evitar que outras pessoas se mudem no mesmo dia e isso cause um grande transtorno no condomínio.
Convém mencionar que a maioria dos condomínios costuma permitir a mudança apenas em dias de semana e em horário comercial, entre 8h e 18h, justamente para não incomodar os outros moradores aos finais de semana e feriados.
Cabe destacar que existem algumas exceções, como os condomínios que permitem mudança durante aos sábados no período da manhã.
Portanto, quando você decidir se mudar, verifique junto ao síndico a disponibilidade de datas e, em seguida, já deixe um dia e um horário reservados para você.
Isso é importante até mesmo para garantir a fluidez da sua mudança, uma vez que, quando você realiza o agendamento, o síndico costuma tomar algumas providências, como preparar o elevador para você, por exemplo.
Informar os dados de quem realizará a mudança
Durante o agendamento da data com o síndico, informe-o os dados de quem realizará a mudança para que o porteiro possa permitir a entrada e a saída dessas pessoas. Lembre-se de que eles estão preocupados com a segurança do prédio!
Aqui está a importância de contratar uma empresa de mudança de confiança, que tenha todos os seus funcionários devidamente uniformizados e identificados.
Assim, além de trazer mais tranquilidade para o condomínio, você obtém mais segurança para a sua própria família, considerando que a equipe estará dentro do seu imóvel.
Respeitar os horários
Lembra quando dissemos que uma das regras do condomínio é estabelecer dias e horários para que as mudanças ocorram? Então, é importante respeitar rigorosamente essa norma para evitar conflitos com o síndico e com os moradores.
Uma boa forma de cumprir com esse combinado é contratar uma empresa de mudança experiente no mercado, como o Doutor Frete.
Isso porque ela disponibilizará um funcionário para acompanhar toda a movimentação e, assim, garantir que o horário não seja excedido.
Logo, você mesmo consegue ter tranquilidade, sabendo que não infringirá qualquer norma.
Responsabilizar-se pelos danos
Qualquer dano que ocorra no prédio e que seja provocado pela sua mudança é de responsabilidade sua. Sim, nesse processo podem acontecer algumas avarias, como objetos quebrados ou estrago nas pinturas, por exemplo.
Ou seja, tenha ciência de que você deve arcar financeiramente com possíveis danos na estrutura do prédio provocados pelo transporte dos seus pertences.
A boa notícia é que é possível reduzir as chances de esse tipo de problema acontecer contratando uma equipe especializada. Afinal, esses profissionais possuem experiência e conhecimento técnico para transportar caixas e móveis sem esbarrar nas estruturas.
Portanto, vale a pena investir na contratação desse tipo de serviço, uma vez que os seus prejuízos financeiros podem ser muito maiores se você decidir fazer a sua mudança por conta própria.
Limpar as áreas comuns
A limpeza de possíveis lixos e resíduos gerados durante a sua mudança em prédios também é de sua inteira responsabilidade.
Portanto, além de limpar o seu próprio imóvel, lembre-se de que você precisa limpar as áreas comuns do condomínio que o transporte da sua mudança tenha sujado.
Aqui estão incluídos desde algum material de embalagem que possa ter se desprendido no trajeto, como um plástico, até a sujeira ocasionada pelo trânsito de pessoas, algo mais comum durante os períodos chuvosos.
Usar de forma consciente o elevador
Por fim, mas não menos importante, uma outra regra que costuma ser comum entre os condomínios é o uso consciente do elevador durante a mudança.
No caso de prédios que possuem apenas um elevador, é preciso priorizar os moradores quando estes necessitarem se deslocar. Além disso, não se pode segurar o elevador por muito tempo em um andar para não impedir o trânsito das pessoas.
Por outro lado, quando o prédio possui mais de um elevador, você tem mais tranquilidade para realizar a sua mudança. Aqui, só é preciso verificar com o síndico qual será o elevador destinado ao transporte dos pertences.
Também é importante proteger o elevador com uma espécie de espuma para evitar que ele seja danificado por algum móvel.
Aqui, mais uma vez, vale a dica da contratação da empresa de mudança! Isso porque a equipe cuidará de todos esses detalhes, permitindo que você se encarregue de outros assuntos importantes da sua mudança.
Portanto, não hesite em entrar em contato com o Doutor Frete para conhecer os nossos serviços e descobrir como podemos te assessorar durante a sua mudança em prédios!