alugar uma sala comercial

Como fazer um inventário na hora de pedir um orçamento de mudança?

Muitas pessoas têm dúvida sobre como pedir às empresas um orçamento de mudança assertivo e bem próximo do valor real. Afinal, é muito comum se deparar com propostas que variam muito com relação ao valor final do serviço prestado.

No entanto, o que poucos sabem é que esse orçamento assertivo pode ser facilmente obtido por meio da elaboração de um inventário detalhado dos bens que serão transportados. Você sabia disso?

Mas como fazer esse inventário? O que deve conter nele? Existe um modelo?

É isso o que você vai descobrir neste conteúdo. Boa leitura!

orçamento de mudança
Orçamento de mudança | Como preparar um bom inventário – Foto: Unsplash

Orçamento de mudança assertivo: como fazer um inventário?

Antes de darmos algumas dicas de como fazer um inventário dos seus pertences, é importante que você saiba que um orçamento de mudança leva em conta diversos pontos, como a distância entre as residências e a quantidade de itens a serem transportados.

Essas questões são levadas em consideração para que a empresa possa calcular a quantidade de colaboradores necessários, a quantidade e o tipo de embalagem adequada e o valor de cada pertence para que seja realizado o seguro desses.

Por isso mesmo, o orçamento pode variar bastante.

No entanto, a boa notícia é que, fazendo um inventário detalhado e real, é possível conseguir um orçamento muito próximo da realidade, o que te ajuda a se planejar financeiramente na hora de se mudar.

Sendo assim, listamos algumas dicas para você não errar na hora de criar esse importante documento! Confira!

1. Separe apenas os itens que serão transportados antes de solicitar o orçamento de mudança

O primeiro passo para fazer um inventário impecável é separar somente os itens que você pretende transportar para a nova casa. Para isso, leve em consideração os pertences que cabem, combinem e que serão úteis no imóvel para o qual você vai se mudar.

Nesse sentido, pode ser necessário fazer algumas visitas à nova casa para fazer as devidas medições e definir o que vai permanecer ou não.

Na sequência, aquilo que não será aproveitado, então você deve se desfazer, seja vendendo ou doando. Com isso, além de diminuir o custo do serviço de mudança, pois serão transportados menos itens, você consegue um orçamento mais assertivo.

2. Liste os itens por cômodos

Na hora de começar a fazer a lista do inventário com os itens que serão transportados, o ideal é que você faça a separação desses por cômodos. Primeiro, porque isso vai te ajudar a não se esquecer de listar qualquer item.

Além disso, essa medida facilitará na organização da própria mudança e também na conferência futura, quando os itens chegarem ao imóvel. Ou seja, você otimizará tempo e esforços de várias formas.

3. Anote o estado de conservação dos pertences

Um outro passo muito importante é anotar no inventário o estado de conservação de cada item. Inclusive, essa é uma medida de segurança para você e para a empresa.

Isso porque, ao ter claro o estado de conservação deles, você consegue fazer uma conferência exata quando os itens chegarem. Caso eles não estejam no estado em que saíram da antiga casa, então você poderá conversar com a empresa de mudança e acionar o seguro para não ter qualquer prejuízo.

Assim, apesar de parecer dispensável, essa é uma medida que pode te resguardar no futuro.

4. Orçamento de mudança: mapeie a quantidade de itens dentro de gavetas e armários

É comum transportar alguns itens dentro das gavetas e dos armários. No entanto, não é porque eles estão dentro de um móvel que já foi listado no inventário que eles não precisam ser relacionados nesse documento.

Sim, muitas pessoas não levam em consideração este ponto e isso pode fazer com que a mudança demore mais do que o esperado, uma vez que a empresa não aguardava por essa quantidade extra de itens.

Além disso, como imprevistos podem acontecer. Assim, caso você não liste esses itens, pode acontecer de eles se perderem durante o trajeto e você e/ou a empresa de mudança não se darem conta disso. Portanto, não deixe jamais de mapeá-los no inventário.

5. Contrate uma empresa de mudança

Por fim, mas não menos importante (pelo contrário!), contrate uma empresa de mudança que te ofereça o apoio para fazer um inventário e uma vistoria totalmente grátis, como é o caso do Doutor Frete. É isso mesmo!

Como sabemos que o inventário é um documento que demanda muitos detalhes e muito tempo, nós ajudamos a mapear todos os itens que serão transportados e ainda oferecemos recomendações assertivas de que tipos de serviços serão necessários para garantir a plena comodidade do cliente.

Tudo isso pensando em facilitar a sua mudança, uma vez que sabemos que esse já é um processo cheio de burocracias e etapas a serem cumpridas. Portanto, procuramos facilitar a etapa da embalagem, do transporte e da montagem dos móveis para você. 

Dessa forma, você pode entrar em contato com a nossa equipe para saber mais detalhadamente sobre como podemos te ajudar.

Ou, caso você prefira, pode simplesmente solicitar um orçamento de mudança online e sem compromisso ou uma vistoria virtual .

Nesse último caso, realizamos uma ligação com a câmera para que a nossa equipe analise os itens a serem transportados e, assim, defina a melhor categoria de material para embalagem. Com isso, o seu orçamento se torna o mais próximo da realidade!

Por isso, não perca tempo e entre em contato conosco hoje mesmo para iniciar com o pé direito a sua mudança, com planejamento e tranquilidade!

mudança mais cômoda

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Faça parte da comunidade Doutor Frete e receba dicas sobre mudança, embalagens e decoração para sua casa.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.