Desmontar móveis: Quais móveis são recomendados desmontar durante uma mudança?
Na hora de se mudar, você sabe como desmontar móveis? Ou melhor: sabe quais móveis precisam ser desmontados para a realização do transporte?
Essa é uma dúvida frequente, mas que precisa ser solucionada ates de uma mudança. Afinal, caso você não desmonte um móvel que precisaria ser desmontado e tente carregá-lo por inteiro, há grandes chances de ele se danificar no deslocamento.
Mas como saber quais móveis devem ser desmontados?
Continue a leitura deste post para descobrir isso e muito mais!
Desmontar móveis: quais e como fazer?
Antes de mais nada, é preciso dizer que você não precisa se preocupar com essa questão se contratar um serviço completo de mudança.
Afinal, empresas como o Doutor Frete se responsabilizam por determinar quais móveis devem ser desmontados, bem como embalá-los e transportá-los.
Sim, a avaliação é realizada por uma equipe capacitada e tem como principal finalidade evitar possíveis danos e garantir uma mudança mais segura.
Portanto, o ideal é que você sempre conte com a ajuda de uma empresa especializada em mudança para que ela decida quais móveis devem ser desmontados e realize o processo seguro de desmontagem e embalagem desses.
No entanto, se mesmo assim você deseja saber mais sobre o processo de desmontar móveis, veja a seguir quais devem ser desmontados antes do transporte!
Mesas de escritório com várias gavetas
Além das gavetas correrem o risco de se soltarem durante o transporte e se danificarem, as mesas de escritório são frágeis e possuem poucos pontos de apoio no piso. Portanto, o ideal é desmontá-las para garantir que elas cheguem sem danos ao novo imóvel.
Armários
Independente se é um armário de cozinha ou de quarto, por exemplo, o recomendado é sempre desmontar esse tipo de móvel.
Primeiro, porque isso pode facilitar a sua acomodação no caminhão de transporte, uma vez que eles costumam ser grandes. Além disso, é mais uma forma de evitar danos.
E aqui vai uma dica extra: como eles podem conter várias partes, o ideal á numerar cada uma delas e só depois realizar a desmontagem. Dessa forma, fica mais fácil de montá-los corretamente no novo imóvel.
Estantes e sofás
Ao contrário dos móveis anteriores, estantes e sofás não são desmontados pela fragilidade ou possibilidade de dano, mas sim em razão de seu peso ou medidas.
Isso significa que é preciso desmontá-los para permitir que eles passem pelas portas dos cômodos e de elevadores, por exemplo, e se acomodem melhor no caminhão de mudança, ocupando menos espaço.
[BÔNUS] Quais cuidados adotar com móveis que possuem portas?
Nem todos os móveis e eletrodomésticos que possuem portas precisam ser desmontados, como alguns móveis com gavetas, fogões e geladeiras.
No entanto, durante o manuseio ou transporte, essas portas podem se abrir, o que causa acidentes para quem está carregando os itens e/ou danos na estrutura do pertence.
Nesse caso, independente se a porta for tradicional ou de correr, será necessário travá-la. Alguns móveis possuem uma pequena trava, o que torna o processo mais simples.
Já no caso daqueles que não tiverem essa opção, então basta utilizar embalagens próprias, como fitas adesivas e plástico bolha para garantir que os móveis não se abram durante o carregamento e transporte.
Entretanto, mais uma vez, recomendamos aqui que você conte com a ajuda de especialistas. Isso porque, dependendo da forma como a fita é aplicada diretamente no móvel, pode afetar a tintura do mesmo ou deixar marcas indesejadas.
Portanto, entre em contato com o Doutor Frete para contar com uma equipe especialista e capacitada para cuidar de todos os aspectos da sua mudança e te deixar tranquilo para resolver outros trâmites tão importantes quanto esse!