Mudança para condomínio: Principais regras
Todo mundo sabe que a mudança para condomínio está relacionada à busca pela segurança. Não por acaso, tem sido cada vez mais comum encontrar famílias que estejam fazendo esse tipo de movimento nos tempos atuais. A sua é uma delas?
Então saiba que há algumas regras a serem verificadas antes de iniciar essa mudança. Isso porque, os condomínios, especialmente os edifícios, determinam algumas normas rígidas a fim de preservar a harmonia no ambiente.
Por isso, se você vai realizar uma mudança para condomínio, o primeiro passo é conferir com o síndico, com o porteiro e até mesmo com os seus futuros vizinhos as regras específicas daquele condomínio para quem vai se mudar.
Mas para facilitar ainda mais esse processo, já vamos te adiantar algumas importantes regras que são comuns à maioria dos condomínios. Assim, você já consegue iniciar o planejamento da sua mudança. Vamos lá?
4 Principais regras na mudança para condomínio
1. Mudança em dias e horários comerciais
A primeira regra para a qual você deve se atentar é o dia e o horário permitido pelo condomínio para a realização da mudança, uma vez que esses costumam ser restritos.
Nesse caso, o mais comum é que o condomínio permita as mudanças apenas em dias da semana e em horário comercial, geralmente de 8h às 18h.
Ou seja, nada de tentar se mudar aos domingos e feriados ou à noite, por exemplo.
2. Utilização dos elevadores
Também é importante seguir as regras referentes à utilização dos elevadores. Assim, no caso dos edifícios que possuem apenas um elevador, a equipe de mudança precisa priorizar os moradores quando esses necessitarem se deslocar.
Para isso, deve-se evitar segurar o elevador em determinado andar e não deixar caixas ou pertences dentro do elevador e/ou segurando as portas desse.
Já no caso dos edifícios que possuem mais de um elevador, então há uma tranquilidade maior. Isso porque é comum que um deles seja destinado para o transporte dos móveis.
Nesse último caso, os profissionais da mudança conseguem manter um bom ritmo no transporte dos pertences e garantir a proteção devida desses.
Inclusive, vale dizer que alguns condomínios protegem os elevadores destinados para esse fim com uma espécie de espuma, o que protege ainda mais os móveis.
3. Estacionamento do veículo da mudança
Outra regra a ser verificada é com relação ao estacionamento do veículo que transporta a mudança, normalmente caminhões. É imprescindível que ele não bloqueie a saída de outros veículos ou atrapalhe a rotina dos moradores do condomínio.
Portanto, é necessário verificar com o síndico ou porteiro o melhor lugar para estacionar o veículo que será descarregado, uma vez que ele ficará no local por algumas horas.
O importante é não ser penalizado logo na sua chegada ao novo condomínio!
4. Identificação dos funcionários envolvidos na mudança
Por fim, uma última regra muito importante, apesar de não ser exigida em todos os condomínios, é com relação à identificação dos funcionários da equipe de mudança. Sim, é interessante que eles estejam uniformizados e com crachás.
Além disso, pode ser relevante (e até mesmo exigido por alguns edifícios) que o porteiro e o síndico tenham os nomes e documentos de cada um.
E mesmo quando não há essas exigências por parte do edifício, é importante que você cuide dessa identificação para garantir a sua segurança, a dos moradores do condomínio e da própria empresa de mudança.
E não tenha receio de fazer essa solicitação à companhia por achar que você demonstrará desconfiança sobre a idoneidade dela. Se a empresa realmente for confiável, como o Doutor Frete, ela será a primeira a oferecer esse tipo de segurança.
Conte com o Doutor Frete para cumprir todas as regras na mudança para condomínio
Agora que você já sabe as regras comuns a todos os condomínios, já pode começar a planejar a sua mudança com tranquilidade.
Mas, para isso, é necessário contar com uma boa e experiente empresa de mudança, que saberá como agir nesse tipo de mudança para evitar que você seja penalizado.
Nesse sentido, saiba que todos os pontos listados neste conteúdo são levados muito à sério pelo Doutor Frete. Afinal, nos especializamos em mudanças por meio de treinamentos com administradoras de grandes condomínios.
Portanto, conte conosco para operar a sua mudança para condomínio e garantir que ela saia como o esperado por você e pelo seu condomínio!