Como desapegar de móveis antigos na hora de se mudar
Pouca gente se dá conta, mas desapegar de móveis antigos deve ser uma das principais medidas a se tomar na hora de se mudar.
Isso porque você pode economizar nos serviços de guarda-móveis e de transporte. Dessa forma, serão armazenados e transportados menos itens no caminhão e, portanto, o seu orçamento tende a ser mais econômico.
Além disso, esse desapego acaba sendo uma oportunidade de mudar o estilo da sua nova casa e de ter móveis mais funcionais e modernos.
Convencido da importância de desapegar de móveis antigos? Então agora vamos conhecer alguns passos importantes para fazer isso. Confira!
Passo a passo para desapegar de móveis antigos
1. Defina os móveis que serão vendidos ou doados
Para isso, leve em consideração a utilidade, funcionalidade e o estilo de cada um deles para descobrir se combinam ou se serão úteis na nova casa.
Esse é um momento de avaliar se é possível realizar reformas em alguma das suas mobílias de forma que ela seja transformada e possa, assim, combinar com o estilo do seu imóvel. Pinturas, adesivos ou troca de tecidos são algumas das possibilidades.
Feita essa avaliação, você deve definir quais itens serão vendidos ou doados. Naturalmente, eles precisam estar em bons estados de conservação. Do contrário, apenas será possível descartá-los, como veremos adiante.
2. Anuncie o desapego em diversos meios
Depois de criar a sua listinha do desapego, é hora de anunciar os móveis que você está vendendo ou doando. Primeiramente, tente apresentar para os amigos e familiares. Talvez alguém próximo de você queira e isso facilitará o processo de venda ou doação.
Mas caso ninguém queira, então é o momento de anunciar em sites de venda, como o Mercado Livre e a OLX, ou em redes sociais, como o Marketplace do Facebook.
Lembre-se de tirar fotos de qualidade e que mostrem a realidade do móvel. Além disso, em caso de venda, estabeleça um preço justo e adequado.
3. Se não conseguir vender, recorra a um topa tudo
Se você não conseguir vender os seus móveis da forma que mencionamos anteriormente, então uma boa alternativa é recorrer às empresas de topa tudo. Geralmente, elas vão até a sua casa, avaliam a mobília e lhe pagam um valor por ela.
No entanto, você precisa saber que é um valor bem abaixo do mercado. Afinal, essas empresas sobrevivem da revenda de móveis usados. Portanto, precisam comprar abaixo do preço para lucrarem na revenda.
Mas essa pode ser uma boa opção para quem quer realizar uma venda imediata e não quer perder tempo cuidando de anúncios em redes sociais ou sites de venda.
4. Em último caso, descarte os móveis
Caso você avalie que um ou mais móveis já estão muito desgastados e não podem ser reaproveitados, nem mesmo se forem reformados, então é necessário ir para a próxima alternativa: o descarte.
Nesse caso, uma das opções é procurar locais de descarte de móveis na sua cidade. Isso, no entanto, pode lhe custar muito tempo. E, às vezes, você precisará levar os móveis até o local, o que vai lhe exigir um carro apropriado para isso.
Por outro lado, se você não quiser ter nenhuma dessas preocupações, então o ideal é contratar o serviço de descarte da própria empresa de mudança contratada para transportar os seus pertences.
Nesse caso, procure uma empresa completa, que ofereça esse serviço, como o Doutor Frete. Aqui, combinamos o valor do descarte correto de móveis já na hora do orçamento.
Assim, você pode desapegar de móveis antigos na hora de se mudar sem qualquer transtorno.Portanto, aproveite o momento e faça já um orçamento sem compromisso conosco!