Mudança para apartamento: Qual o melhor andar para morar?
Se você está pensando em realizar uma mudança para apartamento, com certeza já se questionou sobre o melhor andar para morar, não é verdade? Afinal, essa é uma questão que pode fazer toda a diferença na sua qualidade de vida e experiência.
Por isso, independentemente se você vai alugar ou comprar um apartamento, o ideal é que você faça uma pesquisa detalhada sobre os prós e contras de cada andar para entender como isso pode impactar na sua rotina.
Pensando em te ajudar, preparamos este conteúdo com algumas dicas muito úteis! Aqui, você encontrará as vantagens e desvantagens de cada andar para poder colocá-las na balança e tomar a melhor decisão. Boa leitura!
Imóveis sem elevador
Em prédios pequenos e com poucos andares, é muito comum não haver a presença de elevadores. Nesse caso, é necessário avaliar alguns aspectos para definir qual andar vale a pena para você. Confira os principais:
- Disposição: ao mesmo tempo que as escadas são exaustivas, elas podem ser ótimas oportunidades para fazer um exercício. Portanto, você precisa avaliar a sua prioridade e disposição para subir e descer escadas diariamente.
- Investimento: se a sua ideia é comprar um imóvel como investimento, os últimos andares não são os mais recomendados, com exceção da cobertura. Isso porque em prédios sem elevadores, quanto mais alto for um apartamento, menos valorizado ele é.
- Pessoas idosas ou com deficiência: se você é uma pessoa idosa, com deficiência ou mora com uma, então o ideal é adquirir um apartamento no primeiro andar. Essa é uma garantia de que o deslocamento será mais seguro e de evitar intercorrências.
Imóveis com elevador
Agora vamos ver os prós e os contras dos andares de um prédio com elevador para que a sua mudança para apartamento seja assertiva!
Primeiro andar
É muito comum que os apartamentos do primeiro andar contem com áreas externas dentro do imóvel, as chamadas áreas privativas.
Apesar de não serem muito grandes e de não garantirem tanta privacidade assim, elas podem ser boas pedidas para moradores que querem garantir o espaço e a liberdade de seus pets.
Além disso, as áreas privativas também podem ser muito interessantes para estender roupas no varal e até mesmo para que o morador tenha um cantinho de relaxamento ao ar livre, para meditar e fazer ioga, por exemplo.
Apesar desses benefícios (que nem sempre serão garantidos caso o apartamento não possua área privativa), os imóveis do primeiro andar têm como desvantagem os barulhos e poeira. Pela proximidade com a rua, eles são os que mais sofrem com isso.
Mudança para apartamento: Últimos andares
Indo de um extremo ao outro extremo, vamos agora falar dos últimos andares. Como benefícios, podemos destacar:
- Vista bonita;
- Pouco ruído vindo da rua;
- Melhor circulação de ar;
- Boa iluminação natural.
Além disso, em prédios com elevadores, apesar de os últimos andares serem os mais caros, são também os que mais se valorizam. Isso é ótimo para quem quer investir!
No entanto, como precisamos pensar em todas as situações, é necessário levar em consideração que, em eventos atípicos, como diante da falta de luz no edifício, será necessário utilizar as escadas.
Nesse caso, dependendo da quantidade de andares, pode ser muito cansativo esse deslocamento. É claro que são situações que não acontecerão com frequência, mas que precisam ser avaliadas, principalmente se você tiver crianças ou idosos em casa.
Andares intermediários
Para boa parte das pessoas, os apartamentos dos andares intermediários acabam sendo a melhor opção. Eles conseguem reunir os benefícios dos últimos andares (pouco ruído, boa circulação de ar, boa iluminação natural e vistas bonitas) por valores muito mais atrativos. Não por acaso, esses são os imóveis que vendem mais rápido.
O único aspecto que é necessário se atentar é com relação ao tamanho. Afinal, dependendo do projeto, os apartamentos dos andares intermediários podem ter uma metragem um pouco menor do que os demais imóveis do edifício.
Mas com a exceção dessa questão, que pode ser facilmente verificada, esses apartamentos costumam ser uma boa escolha!
Como o Doutor Frete pode ajudar na sua mudança para apartamento?
Agora que você já conhece os prós e contras de todos os andares, é hora de colocar na balança quais são as suas necessidades e o mais importante: visitar o local. Afinal, cada imóvel é diferente e conhecê-lo mais a fundo é essencial antes de tomar a sua decisão.
Inclusive, nesse conteúdo você encontra dicas importantes de como avaliar um apartamento antes de alugar ou comprar! Vale a pena conferir!
E, finalmente, quando a sua mudança para apartamento estiver decidida, lembre-se de contar com o Doutor Frete para te assessorar e te ajudar a se instalar na sua nova residência! Teremos o maior prazer em fazer parte desse momento único!