Mudança para São Paulo

Mudança para outra cidade: Como avaliar se vale a pena

Na vida profissional, não há nada melhor e mais recompensador do que receber aquela proposta de emprego tão sonhada e aguardada, não é verdade? Entretanto, muitas vezes, ela pode chegar junto com a necessidade de realizar uma mudança para outra cidade

Quando essa situação acontece, é necessário avaliar se realmente vale à pena se mudar. É preciso colocar na balança os prós e os contras que envolvem todos os aspectos desse processo, como o financeiro, a rotina, a distância dos amigos e familiares, entre outros.

Por isso, se você ou seu/sua companheiro(a) recebeu uma proposta de trabalho ou será transferido e possui muitas dúvidas se deve ou não aceitar essa oferta, este conteúdo é para você! Separamos algumas dicas que, com certeza, vão te ajudar a tomar a decisão certa! Confira!

Analise o custo de vida da cidade

O primeiro passo nessa avaliação é conferir se o custo de vida da cidade para a qual você pretende se mudar está alinhado com a realidade salarial da sua oferta de emprego. Essa análise é essencial para saber se financeiramente é viável essa mudança. 

Afinal, de nada adianta se o seu salário for maior que o atual, mas os custos também forem exorbitantes. Quando é assim, há riscos, inclusive, de você passar apertos financeiros. Por isso pesquise sobre o custo de vida da região e faça as contas. 

Mudança para outra cidade
Planeje bem a sua mudança para outra cidade | Foto: Pexels

Mudança para outra cidade: Faça uma lista de interesses e gostos pessoais

Caso conclua que financeiramente é vantajosa a mudança para outra cidade, então é preciso analisar se você realmente se sentirá feliz e bem no novo local. Para isso, crie uma lista de interesses e de gostos pessoais para encontrar um bairro que tenha essas características e atenda todas as demandas. 

Além disso, nessa busca de uma região ideal, leve em consideração a proximidade dessa com o seu trabalho e com escolas ou faculdades para os seus filhos, caso você os tenha. Afinal, ninguém merece perder horas e mais horas com o deslocamento e com o trânsito.

Nesse sentido, pense sempre que a qualidade de vida é essencial para que a sua felicidade seja plena!

Converse com pessoas que moram na cidade

Uma outra dica para avaliar os benefícios da mudança para outra cidade é conversar com pessoas que moram por lá. Pode ser que você já tenha alguns conhecidos na região, mas, caso não os tenha, tente localizar e entrar em contato com outras pessoas da empresa que já moram lá, ou seja, seus futuros colegas de trabalho.

Conversar com essas pessoas que vivem no local pode ser ótimo para pedir sugestões, colher informações sobre o custo de vida, saber quais são os melhores bairros da cidade e onde estão localizados os serviços essenciais, etc. Tudo isso é imprescindível para que você tome uma decisão certa.

Não sabe qual o melhor bairro para se morar, podemos te ajudar. Veja nosso conteúdo sobre boas regiões em alguma das principais cidades do Brasil:

Mudança para outra cidade: Verifique se a empresa oferece auxílio para a mudança

Algumas empresas podem oferecer uma espécie de auxílio para a realização da mudança, como o pagamento da empresa que realizará o transporte dos pertences e a manutenção com os gastos iniciais. Por isso, caso você tenha direito a esse recurso, é importante que faça o seu uso consciente. 

No caso da contratação da empresa de mudança, por exemplo, você deve dar preferência àquelas que ofereçam seguro e que façam a embalagem de todos os itens. Ademais, saiba que existem algumas, como o Doutor Frete, que possuem condições especiais para esse tipo de mudança, já que possui parceria com várias empresas. Portanto, é preciso se atentar a todas essas questões. 

E então, o que você achou dessas dicas de mudança para outra cidade? Esperamos que com elas seja mais fácil tomar a melhor decisão quanto à sua proposta de emprego.

Confira aqui um passo a passo de como contratar uma boa empresa de mudança!

Se precisar, conte conosco!

Solicitar orçamento mudança residencial

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Faça parte da comunidade Doutor Frete e receba dicas sobre mudança, embalagens e decoração para sua casa.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.