Planejamento de mudança

Planejamento de mudança: O passo a passo para ir para a casa nova

Vai se mudar? Pois, então saiba que o planejamento de mudança é uma das partes mais importantes dessa fase e, definitivamente, não pode ficar de fora! Por isso é necessário programar com muita cautela todas as etapas. Assim, você diminui as chances de algo dar errado.

E então, quer saber como planejar a sua mudança? Então confira as dicas completas que preparamos para você e entre na sua casa nova sem problemas e com muita tranquilidade!

Planejamento de mudança: Encontre a melhor região para morar

Essa é a primeira etapa de um bom planejamento de mudança. Ela costuma levar muito tempo quando a mudança é para uma cidade desconhecida. Isso porque, justamente pelo fato de você não ter conhecimento sobre a nova localidade, é preciso reservar um bom tempo para as visitas e para a análise da melhor região.

Apesar desse nível de dificuldade, é possível encontrar o bairro ideal para morar a partir de alguns critérios, como: a proximidade desse com o seu trabalho, com a região central e com as áreas de lazer e a infraestrutura e a segurança que ele oferece. 

Além das visitas, que devem ser realizadas constantemente em dias e horários diferentes, aproveite para conversar com os possíveis vizinhos. Essa é uma forma de você colher referências e informações precisas sobre o local.

Confira outras dicas que vão te ajudar a decidir qual bairro é o mais ideal para você aqui

cidade de Osasco | Planejamento de mudança
Buscar antes uma boa região para morar, é um dos passos mais importantes na hora de planejar uma mudança | Foto: Pexels

Alugue ou compre o seu imóvel na região escolhida

Obviamente, a segunda etapa é alugar ou comprar um imóvel na região que você escolheu. Sugerimos, no entanto, que você opte primeiramente pelo aluguel. Afinal, como trata-se de tudo muito novo, pode ser que, por algum motivo, você não goste ou não se adapte ao local. Por isso é melhor não arriscar em uma compra. 

Antes de alugar um imóvel, é preciso visitá-lo muitas vezes para conferir alguns detalhes, como, por exemplo, se a ventilação é adequada e suficiente. Ademais, após ter escolhido o imóvel, é preciso separar alguns documentos, ter a sua ficha aprovada na imobiliária, em alguns casos ter um fiador e, ainda, ler e conferir com calma o contrato para ver se ele está correto.

Para não deixar passar absolutamente nada em branco, confira esse passo a passo de como alugar um apartamento. Ele te ajudará muito nessa etapa!

Entretanto, se você realmente tiver plena certeza da escolha do imóvel e realmente deseja adquiri-lo, então é preciso conhecer mais sobre as formas e condições de pagamento. O financiamento, por exemplo, apresenta algumas vantagens, como ser um serviço rápido e que te permite utilizar o seu Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS). 

Quer conhecer mais sobre essa modalidade de compra para saber se ela te atende? Confira esse conteúdo

Planejamento de mudança: Desapegue de alguns pertences

Alguns dos seus móveis, podem não ser utilizados na casa nova, isso pode acontecer em razão da falta de espaço ou dos estilos serem diferentes. Por isso, essa é uma boa hora para desapegar!

No caso dos pertences em bom estado de conservação, você pode vendê-los ou doá-los. Já nos casos em que ele não apresente uma boa condição, então será necessário encaminhá-los para locais de descarte na sua cidade. Mas, antes, não se esqueça de conferir se não está deixando nenhum documento ou objeto dentro dele. 

Para saber mais sobre como realizar o descarte de móveis durante uma mudança, clique aqui.  

Planejamento de mudança | Doutor Frete
Desapegar de itens que já não utiliza deixará sua mudança mais rápida, econômica e te ajudará a evitar dores de cabeça | Foto: Pexels

Prepara-se psicologicamente

O medo de se mudar assola muitas pessoas! Afinal, é um novo mundo que se apresenta: nova casa, novo bairro, novos vizinhos, nova rotina e, muitas vezes, novo trabalho. Por isso, nem sempre é muito fácil tomar essa decisão e encará-la de frente.

Assim, para evitar que o seu lado emocional seja fortemente afetado, é essencial que você se prepare psicologicamente para a mudança. Sim, essa é uma etapa que também deve fazer parte do seu planejamento!

Para isso, procure conhecer bem a sua futura realidade, converse bastante com o seu/sua companheiro (a), tente tirar férias do serviço para realizar essa mudança e, caso o medo de se mudar se torne extremo, não hesite em procurar um psicólogo. 

Saiba mais aqui sobre essas e outras formas de se preparar psicologicamente para uma mudança residencial. 

Contrate uma empresa de mudança confiável

Essa etapa é decisiva em um planejamento de mudança! Afinal, a empresa de mudança transportará os seus pertences e, portanto, será responsável por eles em um determinado momento. Ou seja, você estará entregando bens materiais e pessoais nas mãos de terceiros. Por isso é fundamental que eles sejam de confiança!

Nesse sentido, para escolher uma empresa de mudança confiável, idônea e responsável, não hesite em realizar pesquisas. Confira as avaliações no Google e peça indicações a amigos e conhecidos que tenham passado por esse processo recentemente. Dê preferências a empresas que ofereçam seguros de todos os itens, que sejam muito claras e diretas em seu contrato e que sejam atenciosas para esclarecer todas as suas dúvidas. 

Confira esse artigo para saber mais o que uma empresa deve te oferecer no momento de contratar uma mudança.  

Organize a casa após a mudança

A última etapa da mudança é a organização da casa, que pode levar muitos dias. Mas para facilitar esse processo, o ideal é que você faça uma lista com as prioridades. Ou seja, com os pertences que você tem mais urgência para utilizar. Assim, você realizará o desempacotamento por ordem de necessidade.

Além disso, uma outra grande questão costuma ser o destino das embalagens. Afinal, o que mais você verá espalhado pela casa são caixas, plásticos bolhas, entre outros materiais utilizados para embalar os seus pertences. Nesse caso, você pode procurar por cooperativas de reciclagem na cidade para fazer o descarte consciente desses itens. Ou, ainda, uma melhor opção pode ser, na hora da contratação da empresa de mudança, escolher uma que faça essa coleta gratuitamente. O Doutor Frete, por exemplo, realiza esse serviço.

Para saber mais informações sobre a coleta e descarte de embalagens após a mudança, acesse esse conteúdo

E, finalmente, você chegou ao fim desse longo processo, que, com um planejamento de mudança detalhado e organizado, tende a ficar mais fácil e natural. 

Se ainda ficou alguma dúvida, entre em contato conosco. Afinal, contamos com uma assessoria completa para todos os momentos da sua mudança!

Solicitar orçamento mudança residencial

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Faça parte da comunidade Doutor Frete e receba dicas sobre mudança, embalagens e decoração para sua casa.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.