Preço de mudança

Preço de mudança: como normalmente é calculado?

Uma das maiores dúvidas que acompanha quem está se mudando de casa pela primeira vez é o preço de mudança. Isso porque, sem ter muita noção sobre valores e condições de pagamento, os estreantes nesse processo costumam se sentir perdidos e, muitas vezes, com receio de serem surpreendidos com altas taxas.

Por isso, se você precisa de um norte com relação a essa temática, principalmente para não correr o risco de cair em abusos cometidos por algumas empresas de mudança, então confira as dicas deste conteúdo!

Você pode se interessar também por: Como contratar uma empresa de mudança

Preço de mudança: Atente-se às condições de pagamentos

Geralmente os valores das mudanças possuem descontos para pagamentos à vista, ou seja, quando ocorrem em única parcela. A realização desse, no entanto, se dá na conclusão do serviço, assim que a mudança é entregue na nova casa.

Porém é preciso saber que, quando o local de destino é muito distante do de origem, as empresas costumam cobrar uma quantia no ato da saída da mudança, algo entorno de 30% a 50%. O restante, por sua vez, é pago na chegada. 

Essa prática garante segurança para ambos os lados, tanto para o contratante quanto para o contratado. Isso porque, ao antecipar uma parte do pagamento, institui-se, judicialmente, o início do contrato de prestação de serviços. 

Preço de mudança residencial
Formas de pagamento de uma mudança | Foto: Anna Shvets

Confira as cláusulas do contrato | Preço de mudança

E por falar em contrato, saiba que é imprescindível conferir todas as cláusulas desse. Afinal, muitas empresas costumam se aproveitar da sua não-leitura para não explicar possíveis cobranças adicionais.

Mas o que seriam essas cobranças adicionais?, é o que você deve estar se perguntando, certo? O que acontece é que, em algumas situações, pode haver a cobrança de taxas de alguns serviços, como:

  • Taxa por item que não pode ser transportado em elevador: algumas empresas calculam esse valor em cima da quantidade de andares que deslocarão com o determinado pertence pelas escadas. 
  • Taxa de até 3% sobre o valor do seguro dos seus pertences: muitas empresas cobram uma porcentagem adicional em cima do seguro que já está incluso no valor da mudança. Ou pelo menos deveria estar.
  • Taxas de estacionamento e/ou de alimentação: embora não seja muito comum, algumas empresas podem cobrar um valor para cobrir as despesas com estacionamento e com a alimentação dos funcionários.
  • Taxa de embalagem: referente ao fornecimento de caixas e materiais para embalar. Normalmente, isso tudo já vem incluso no serviço de mudança, porém existem empresas que, quando não acordam esse detalhe previamente com o cliente, se aproveitam para ganhar mais. 

Fique sabendo que a maioria dessas cobranças são ilegais. Por isso é tão essencial ler todo o contrato e conversar com a empresa. Assim todos os detalhes serão acertados e nenhuma surpresa irá aparecer durante e após o processo. 

Consulte a taxa do serviço de içamento e contrate uma empresa especialista

A única taxa que geralmente é correta e idônea é a do içamento. Esse serviço ocorre quando um item é demasiadamente grande e, portanto, não pode ser transportado nem por escadas e nem por elevadores. Nesse sentido, a empresa de mudança oferece o içamento ou recomenda uma empresa confiável.

Como é um serviço que demanda um maquinário específico, profissionais extremamente capacitados e um seguro diferenciado, devido ao alto nível de dificuldade e de periculosidade, a empresa de mudança, em acordo prévio com o seu cliente, pode cobrar uma taxa exclusivamente para esse serviço. 

Vale ressaltar que, quando a sua mudança demandar esse tipo de serviço, você deve contratar uma empresa especialista nessa prática. Isso porque se trata de uma ação em que o item içado pode ser danificado ou até mesmo cair, caso os cabos se rompam, podendo, inclusive, lesar alguém. Ademais, a pintura ou fachada do edifício pode ser comprometida no ato. Portanto é fundamental analisar bem essa contratação.

Questione a empresa contratada sempre que houver alguma dúvida

É muito comum alguns clientes, por vergonha, não esclarecerem suas dúvidas com a contratada sobre o preço de mudança ou sobre as condições contratuais ou de pagamento. Isso, no entanto, pode causar frustrações no contratante em decorrência das expectativas quebradas e/ou levar ao acúmulo de prejuízos.

Nesse sentido, o Doutor Frete, preocupado em oferecer as melhores experiências aos seus clientes. Na tentativa de minimizar qualquer frustração ou prejuízo, procura sempre ser extremamente claro em seus contratos. Todos os valores são descritos e detalhados no documento. Dessa forma, o valor apresentado na proposta é sempre o valor final, que inclui todos os serviços mencionados no termo. 

Entretanto, apesar de tamanha transparência, sabemos que mesmo assim podem surgir dúvidas. Desse modo, nos colocamos integralmente à disposição de todos os clientes para esclarecer quaisquer questões que possam surgir, sejam relacionadas ao preço de mudança ou a qualquer outro assunto. 

Por isso não hesite em entrar em contato conosco, a qualquer hora, para conversarmos e encontrarmos o melhor para você e sua família!

Solicitar orçamento mudança residencial

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Faça parte da comunidade Doutor Frete e receba dicas sobre mudança, embalagens e decoração para sua casa.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.