Movendo móveis de descarte Doutor Frete

Descarte de móveis: como realizar de maneira correta durante uma mudança residencial

Você sabe como fazer o descarte de móveis correto e consciente na hora de se mudar?

Embora não ganhe a devida atenção, essa é uma questão muito importante para quem vai trocar de casa e precisa se desfazer de itens velhos, que não combinam com o novo imóvel ou, simplesmente, que não terão mais utilidade.

Por isso é fundamental que você saiba como fazer esse descarte de móveis de forma consciente, proveitosa e reciclável! Confira, então, este conteúdo! Ele vai te dar algumas dicas práticas de como descartar os seus móveis sem que isso seja um peso para você.

6 Dicas para realizar o descarte de móveis durante uma de mudança

Venda ou doe o móvel

A primeira opção para se desfazer de um móvel, seja ele qual for, é verificar se existe a possibilidade de vendê-lo ou doá-lo. Isso porque o que não serve mais para você, pode servir perfeitamente para outra pessoa.

Você pode publicar o anúncio de venda em sites como o Mercado Livre e OLX. Já para a doação, sugerimos utilizar grupos do Facebook e Whatsapp, procure pelas comunidades nestas redes sociais de pessoas que moram no mesmo bairro ou cidade que você.

Mas é preciso analisar se ele está em um bom estado de conservação, é claro. Caso ele não esteja, aí sim, é hora de partir para a opção de descarte.

Como descartar móveis durante uma mudança
Como descartar móveis durante uma mudança | Foto: Blue Bird

Confira as gavetas e o fundo do móvel

Ainda antes de dar um destino final ao seu móvel, é preciso conferir se existe algo de valor contido nele. Afinal de contas, você não vai querer perder dinheiro, joias, um objeto de valor sentimental ou um documento muito importante, não é mesmo?
Por isso confira todas as partes desse móvel, desde as gavetas até o seu fundo. Cada cantinho é importante para evitar a perda de algo precioso. A nossa dica é retirar por completo as gavetas, muitas vezes pequenos item podem cair e ficar presos no fundo desses móveis.

Você sabia que recentemente uma família jogou R$8000 no lixo por engano? Imagina a tristeza depois procurando este dinheiro. Evite passar por situações parecidas.

Verifique com a empresa de mudança o serviço de descarte

O processo de mudança já é muito corrido e, por isso mesmo, quanto menos trabalho você puder ter, melhor, não é?

Por isso vale à pena verificar com a empresa que realizará a sua mudança se ela dispõe do serviço de descarte. Como algumas delas já possuem o contato e o acesso a locais autorizados pela prefeitura, você terá a certeza de que sua mobília terá um descarte consciente sem precisar se preocupar com essa questão.

Leia também nosso conteúdo sobre como contratar uma empresa de mudança

Procure locais de descarte de móveis na sua cidade

Caso você não consiga obter esse serviço com a empresa de mudança, então deverá procurar locais de descarte autorizados pela prefeitura da sua cidade.

Como exemplo, deixamos aqui o link para os locais de descarte em Belo Horizonte.

Se os móveis a serem descartados forem pequenos e couberem no seu carro particular, então é possível levá-los até o local. Lembrando que a maioria desses locais, não aceitam carros que possuem adesivação de empresas. Já que para realizar o serviço de descarte é necessária uma autorização e mesmo que seu carro tenha a marca de uma empresa que não trabalha com isso, pode ser que o local não autorize.

Caso você não tenha condições de levar este móvel até um local correto de descarte, entre em contato com a organização para saber se eles podem fazer a retirada dos itens na sua casa. Essa segunda opção, normalmente tem custo e costuma ser mais viável solicitar diretamente a sua empresa de mudança.

Separe os itens pelo material

Para facilitar a entrega dos móveis, é interessante que você faça a separação desses a partir do seu material de produção: madeira, plástico, vidro, entre outros.

Essa atitude é fundamental, uma vez que cada item pode ter um destino diferente. E, ainda que não o tenham, essa ação facilitará enormemente o processo de reciclagem pelos recicladores. Pense nisso!

Proteja você e o seu carro

Sabemos que muitos móveis podem ferir uma pessoa ou danificar o local em que será carregado caso não seja devidamente manuseado e protegido. Isso acontece porque normalmente estes móveis antigos são muito pesados, , já possuem partes soltas e parafusos que podem causar acidentes.

Por isso, se você for transportar o item por conta própria, utilize luvas de proteção, principalmente quando a mobília for de madeira, já que essas podem soltar ferpas. Quanto aos itens de vidros, proteja-os com jornal e papelão. Dessa forma, caso você vá doar ou vender este item, recomendamos utilizar plástico bolha. Confira aqui os materiais de embalagem para mudança disponível na nossa loja.

Além disso, proteja também os assentos, os vidros e as portas do seu veículo. Essa é uma forma de evitar que eles se arranhem, rasguem ou danifiquem durante o transporte.

Proteja seu carro durante o descarte de móveis
Proteja seu carro durante o descarte de móveis | Foto: Pexels

Como o Doutor Frete pode te ajudar no descarte de móveis

E então, essas dicas de descarte de móveis foram úteis para você? Esperamos que a sua mudança possa ser mais tranquila, correta e consciente depois deste conteúdo.

Agora, caso você não queira se preocupar com nada na hora de ir para a casa nova, recomendamos que conheça nossos serviços. O Doutor Frete oferece um acompanhamento completo na hora de planejar sua mudança, o serviço de embalagem, transporte e descarte de itens que não serão mais aproveitados. Tudo isso de forma muito segura, com uma equipe especializada e garantindo sua tranquilidade durante sua mudança residencial.

Clique aqui para entrar em contato conosco e saber mais!

Solicitar orçamento mudança residencial

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Faça parte da comunidade Doutor Frete e receba dicas sobre mudança, embalagens e decoração para sua casa.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.