Descarte de embalagem Doutor Frete

Coleta e descarte de materiais de embalagem após a mudança

Você já deve ter visto nos conteúdos do Doutor Frete várias dicas em que falamos da importância de embalar bem os seus pertences para evitar que eles se danifiquem durante a mudança, certo? Mas vale ressaltar que, tão importante quanto isso, é saber fazer o correto descarte de materiais de embalagem.

Isso porque uma mudança pode gerar uma quantidade enorme de resíduos provenientes dos materiais utilizados para embalar os itens, como caixas de papelão e plástico bolha. E é fato que, na hora da correria dos preparativos, a última coisa que pensamos é no destino que daremos a tudo aquilo que, diga-se de passagem, ocupa muito espaço!

Mas como fazer? Onde descartar? E se eu poluir o meio ambiente? Todas essas preocupações são válidas, mas, felizmente, podem ser resolvidas com muita tranquilidade, graças ao fato desses materiais serem recicláveis. Assim, além de abrir espaço na sua casa, você estará contribuindo para a sustentabilidade.

Para te ajudar nessa missão, separamos algumas dicas essenciais que vão te orientar a fazer um descarte consciente e sustentável. Veja só!

5 Dicas para realizar o descarte de materiais de embalagem provenientes da mudança

descarte de material de embalagem
Descarte de material de embalagem | Foto: Andrea Piacquadio

Descarte de materiais de embalagem: utilize apenas o material necessário

A primeira dica não poderia ser diferente: você deve utilizar apenas a quantidade necessária de material. Procure calcular, da forma mais precisa possível, o quanto você gastará de plástico bolha e de caixas de papelão para embalar os seus pertences.

Caso não saiba exatamente o quanto irá precisar, clique aqui para entrar em contato com nossa equipe e assim poderemos te ajudar.

Com essa atitude, além de gastar menos dinheiro com a compra excessiva e desnecessária de materiais, você ainda consegue gerar menos resíduos. Assim, você sai ganhando e o meio ambiente também.

Você pode se interessar também por: Embalagem para mudança: Tudo o que você precisa saber

Não misture esses resíduos com o lixo orgânico

Tome muito cuidado para não misturar esses materiais com o lixo orgânico. Isso porque, ao fazer a mistura, você impossibilitará a reciclagem desses materiais. Assim, além de fazer mal ao meio ambiente, você estará prejudicando a vida dos recicladores, que precisam desse tipo de serviço para sobreviver.

Separe o plástico bolha das caixas de papelão

Essa é uma forma não apenas de organizar melhor todos os itens, como também de saber exatamente a quantidade de resíduos geradas pelo plástico bolha e pelas caixas de papelão.
Além disso, vale ressaltar que você estará realizando uma boa e necessária ação, já que estará agilizando o trabalho dos recicladores, que já receberão os materiais separados.

Dica extra:

Para facilitar o transporte de todos esses resíduos, utilize uma das caixas grandes que sobraram da mudança para armazenar os restos de plástico bolha.

Entregue os materiais em cooperativas de reciclagem

Já falamos da importância da reciclagem, não só para o meio ambiente, mas, principalmente, para a renda de muitas famílias que vivem disso.

Por isso é fundamental que você entregue os materiais recicláveis a cooperativas que desenvolvem esse serviço de tratamento e reciclagem.
Assim, entre em contato com a associação da sua cidade para saber se eles buscam os materiais em casa ou se você precisa levar até eles.

Separamos uma lista de organizações que recebem plásticos e caixas de papelão em algumas das principais cidades do Brasil.

Para acessar, basta clicar na cidade desejada.

Caso você não encontre alguma cooperativa, então entre em contato com a prefeitura para que eles te orientem sobre como proceder.

Procure contratar uma empresa de mudança que faça a coleta e descarte de materiais de embalagem

Prefira contratar uma empresa de mudança que ofereça gratuitamente o serviço de coleta agendada dos materiais. Pois assim, além de resolver essa questão sem ter qualquer tipo de trabalho, você ainda tem a garantia de que se trata de uma empresa responsável e sustentável.

O Doutor Frete, por exemplo, oferece esse serviço em Belo Horizonte e se encarrega de levar até às cooperativas, como a Asmare, todos esses materiais para que eles sejam reciclados.

Doutor Frete

Com todas essas dicas, esperamos que agora você já saiba como fazer, de forma consciente e correta, o descarte de materiais de embalagem.

Não hesite em contar com o Doutor Frete para te ajudar nesse e em todos os outros momentos da sua mudança!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Faça parte da comunidade Doutor Frete e receba dicas sobre mudança, embalagens e decoração para sua casa.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.