Alugar um apartamento para se morar

Planejamento de mudança: o que devo organizar antes de ir para a casa nova (Checklist)

Você sabe como fazer um bom planejamento de mudança? Sabe por onde começar e o que não pode ficar de fora?

Pois entenda que, se você vai se mudar de casa, saber se organizar e planejar é fundamental para não ter futuros problemas e garantir uma segura e tranquila mudança e, é claro, uma consequente instalação sem dores de cabeça na nova residência.

Por isso confira o checklist que preparamos para você com todas as etapas e ações, em ordem, que devem ser tomadas para que tudo saia perfeito! Separe papel e caneta e vamos lá!

5 Etapas para serem incluídas no seu planejamento de mudança

✔ Decidir o melhor lugar para morar

Sem dúvidas, o seu planejamento de mudança começa pela escolha da melhor região para morar e, é claro, do imóvel que atenda às suas reais necessidades.

Assim, o primeiro passo é definir a região. Para isso, você deve levar em consideração, dentre outras questões: a proximidade do bairro com o seu serviço, com a região central e com áreas de lazer da cidade; e a infraestrutura do local, como transporte público, iluminação pública e vias de acesso.

Nesse conteúdo você confere dicas completas sobre como escolher a melhor região para passar os próximos anos da sua vida. Não deixe de acessá-lo.

Definida a região, o próximo passo dessa etapa é encontrar um imóvel que esteja alinhado com o que você deseja e com a sua realidade financeira.

Por isso, faça incansáveis pesquisas, visite muitas casas e/ou apartamentos e defina se, dentro da sua realidade e das suas pretensões, a melhor opção é alugar ou comprar o imóvel.

Se você optar por alugar um apartamento, então esse post pode ser perfeito! Ele conta com um passo a passo completo que te ensina a desenvolver com segurança todo esse processo.

planejamento de mudança
Uma boa região faz toda a diferença na hora de se mudar.

✔ Escolher os pertences que irão para a nova residência

Depois que você tiver definido o imóvel para o qual você se mudará, então é hora de decidir o que vai e o que fica.

Será preciso levar em consideração o estilo do seu novo apartamento ou casa, para saber se os seus pertences combinam com o novo local, e o tamanho desse, uma vez que se ele for menor do que o atual significa que muitas coisas precisarão tomar um novo rumo.

Essa pode ser uma ótima oportunidade para desapegar de itens que estão nos fundos das gavetas e dos armários há anos. Por isso, aproveite o momento para doar itens antigos e em desuso ou, até mesmo, vender aqueles que ainda estão em bom estado de conservação.

Vale ressaltar que esse desapego ajudará, inclusive, na hora em que você for solicitar o orçamento junto à empresa de mudança.

Isso porque, ao já ter uma lista precisa com todos os elementos que realmente serão transportados, seu orçamento será entregue muito mais rápido e com um preço bem mais justo e real, sem previsões, achismos ou hipóteses

Confira aqui como funciona um orçamento e descubra quais as informações você precisa fornecer à empresa.

✔ Verificar as condições de mudança

Será preciso entrar em um acordo com as condições de mudança entre os imóveis de origem e de destino, principalmente se eles forem dentro de condomínios, que sempre apresentam regras específicas para essas situações.

Por isso você precisa verificar junto ao síndico:

  • Os dias e horários permitidos para a realização de mudanças;
  • Se é necessário ou não agendar o uso de elevadores;
  • A logística que o condomínio oferece para as empresas de mudança, como vagas para o estacionamento do caminhão enquanto os pertences são carregados.

Além da observância dessas regras, é preciso verificar as condições climáticas para o dia em que você se programou de realizar a mudança. Portanto, a dica é: se organize para datas nas quais as possibilidades de chover são menores!

Se atentar a essa questão climática é ainda mais fundamental se o espaço entre o seu imóvel, seja o de origem ou de destino, e o lugar onde o caminhão de mudanças será estacionado envolve áreas descobertas.

Afinal, você não vai correr o risco de perder algum pertence por ter sido molhado pela chuva, não é?

✔ Contratar uma empresa de mudança séria, responsável e idônea

Talvez essa seja uma das etapas mais decisivas da mudança. Isso porque você entregará todos os seus pertences nas mãos de terceiros, o que significa uma responsabilidade muito grande.

Por isso, para não correr nenhum risco, o primeiro passo é realizar a sua mudança com empresas, e não com carretos. Afinal, apenas essas, desde que sejam confiáveis, poderão arcar com quaisquer imprevistos que possam acontecer, além de oferecerem suporte durante todo o traslado.
Mas como saber se uma empresa de mudança é idônea?

Para ter essa garantia sobre o contratado, você deve exigir dele um contrato, o seguro dos seus pertences e embalagens para que todos os itens sejam, de fato, protegidos.

Saiba que empresas como o Doutor Frete possuem compromissos legais e judiciais para amparar toda a prestação do serviço e garantir a sua idoneidade. Por isso não deixe de exigir todas essas competências.

Além disso, confira as avaliações da empresa no Google e verifique se ela possui canais de atendimento que realmente funcionam. Isso também pode te ajudar a acertar na contratação

✔ Organizar o seu novo imóvel para receber a mudança

A última etapa do seu planejamento de mudança é organizar o seu novo imóvel antes da chegada dos seus pertences. Por isso retire do caminho todos os elementos que possam dificultar a passagem dos carregadores e a colocação das caixas e dos móveis no chão.

Não se esqueça também de manter as janelas abertas para que o imóvel fique ventilado. Essa é uma das medidas de segurança contra o COVID-19 e, obviamente, garantirá mais tranquilidade para você, sua família e toda a equipe que estiver trabalhando nessa mudança.

Confira aqui outras medidas de segurança para a realização de mudanças em tempos de pandemia.

Mudança residencial na pandemia
Esteja atento se a empresa segue todos os protocolos sugeridos pelas organizações de saúde.

Conheça o Doutor Frete

E então, com todo esse planejamento de mudança você acha que já está preparado para se mudar? Esperamos que sim!

Mas se ficou alguma dúvida, contate-nos! A Doutor Frete terá o maior prazer em te ajudar a planejar esse momento tão importante.

Solicitar orçamento mudança residencial

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Faça parte da comunidade Doutor Frete e receba dicas sobre mudança, embalagens e decoração para sua casa.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.