fbpx
Alugar um apartamento para se morar

Passo a passo para alugar um apartamento

Alugar um apartamento: tire suas principais dúvidas e comece a se planejar.

A conquista do imóvel próprio é o sonho de muitos brasileiros, já que motivos não faltam: a formação de uma nova família, a busca por uma melhor localização na cidade, por independência e muitos outros.

Contudo, a compra de uma casa ou de um apartamento ainda é uma realidade distante e, por isso, a opção mais viável é alugar um imóvel.

Entretanto, o processo de alugar um apartamento ou uma casa é complexo e depende da avaliação de muitos fatores, que precisam ser analisados com atenção.

Se você deseja locar um imóvel e não quer passar por dores de cabeça, o Doutor Frete pode te ajudar com o seguinte passo a passo. Confira:

Necessidade ou desejo?

O primeiro passo para começar a buscar uma casa ou um apartamento para alugar é entender se a questão se trata de uma necessidade ou de um desejo.

Essa primeira avaliação irá nortear todo o processo de alugar um apartamento, já que, quando se trata de uma necessidade, é preciso otimizar o tempo e escolher o imóvel em um curto espaço de tempo.

Ao contrário, quando a questão é um desejo, pode ser avaliada com mais calma e, assim, é possível pontuar detalhes necessários ao imóvel com mais calma, como áreas de lazer, número de dormitórios, localização, etc.

Casal feliz após alugar um apartamento
Foto: Patrick Perkins | Unsplash

Planejamento financeiro para alugar um apartamento

Após verificar se o alugar um apartamento é questão de necessidade ou de desejo, você deve analisar, de acordo com sua receita mensal, quanto poderá gastar com o pagamento do aluguel.

A conta pode parecer simples, mas é importante considerar valores além do custo mensal, como taxas, condomínio e IPTU.

Especialistas em finanças apontam que, em um cenário ideal, o aluguel deve comprometer até 20% do seu ganho mensal total.

Pesquisas

Após delimitar o valor que poderá ser investido ao alugar um apartamento, chegou a hora de iniciar as pesquisas pelo imóvel. Atualmente, não é preciso ir até a imobiliária para isso, já que vários sites e portais apresentam casas e apartamentos em detalhes na internet.

Durante a busca, não esqueça de selecionar seus filtros, que podem delimitar valores, número de dormitórios, área total e até mesmo a localização do imóvel.

Já encontrou seu imóvel ideal? Saiba como contratar uma boa empresa de mudança clicando aqui.

Visitas antes de alugar um apartamento

A visita é o passo seguinte à busca. Assim que você selecionou as casas e/ou os apartamentos de seu interesse, precisa conhecer o imóvel em seus detalhes. Para isso, é necessário entrar em contato com o corretor ou com o locador para agendar um horário.

A visita é tida como um dos passos mais importantes do processo de locação. Nesta etapa será ond o futuro inquilino irá verificar as condições e os detalhes do imóvel.

Contrato de aluguel

Depois de realizar a visita e encontrar o imóvel ideal, você irá precisar lidar com a parte burocrática: a assinatura do contrato. Neste momento, é importante ficar atento a todos os pontos descritos no documento, como valores, responsabilidades de manutenções e obras, etc.

Antes de assinar o contrato, faça uma última visita ao imóvel e verifique se está tudo em ordem. Assim, quando tiver certeza, leia todo o documento novamente e assine-o.

Conheça o Doutor Frete

Se você vai se mudar para um novo imóvel, irá precisar um bom serviço de mudanças. Por isso, apresentamos o Doutor Frete, empresa especializada em mudanças residenciais, comerciais e fretes.

Acesse nosso site para saber mais sobre nosso trabalho e clique aqui para fazer sua simulação em poucos segundos de forma totalmente on-line.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Faça parte da comunidade Doutor Frete e receba dicas sobre mudança, embalagens e decoração para sua casa.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.