fbpx
Financiamento de apartamento

Dicas de financiamento para apartamentos novos

Um financiamento para apartamento pode gerar muitas dúvidas, preocupações e incertezas. A compra do imóvel próprio é o sonho de muitos brasileiros que buscam sair do aluguel. Por isso, a cada dia que passa, a venda de casas e apartamentos tem crescido no País.

Isso se deve tanto ao cenário favorável para o mercado imobiliário quanto às facilidades de crédito, com destaque especial para o financiamento para apartamentos.

O que é um financiamento para apartamento?

Segundo o dicionário on-line Dicio, o financiamento pode ser definido como “ação ou efeito de financiar, de fornecer dinheiro necessário para a realização de alguma coisa”.

Desse modo, é possível dizer que o financiamento é uma operação financeira que parcela o valor de um produto ou serviço, tendo em vista que o consumidor não tem condições de adquirir o bem à vista.

Além disso, é necessário ter em mente que, assim como em outras operações financeiras, a instituição responsável pelo empréstimo do dinheiro cobra um determinado valor, que, na maioria das vezes, incide sobre o montante inicial como taxa de juros.

Esta definição se aplica para financiamento de apartamento, carros e outros bens de consumo.

Vantagens do financiamento

O financiamento é uma das opções mais procuradas pelos brasileiros que desejam comprar o imóvel próprio. Isso porque as vantagens são muitas, tais como:

  • Financiamento de até 100% do valor do imóvel;
  • O serviço é rápido e costuma demorar menos que outras transações financeiras, como o consórcio, por exemplo;
  • Possibilidade de utilizar o FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço) como entrada.

Dicas para financiamento de apartamento novo

Os apartamentos novos – que muitas vezes ainda estão na planta, ou seja, que não foram entregues – estão entre os imóveis mais procurados pelos brasileiros atualmente.

Desse modo, é comum que procurem bancos e demais instituições para requerer um financiamento.

Entretanto, como muitos processos no Brasil, a operação é complexa e um tanto burocrática. Por isso, é importante que o consumidor esteja atento a algumas dicas importantes:

Entenda seu financiamento

O primeiro passo para buscar um financiamento imobiliário é entender o seu orçamento. Isso porque, para assumir essa responsabilidade, você precisa verificar se suas finanças estão em ordem e se você será capaz de pagar as parcelas com o passar dos meses.

Para entender o orçamento, é necessário considerar toda a receita, ou seja, todas as entradas e despesas mensais. Sua situação financeira será favorável se, ao final das contas, seu saldo for positivo e se o valor for capaz de cobrir a parcela do financiamento.

Faça uma simulação do seu financiamento para apartamento

Depois de entender seu orçamento, é preciso fazer uma simulação do empréstimo, já que, com esse processo, você poderá visualizar o verdadeiro valor das prestações e, com isso, saberá se pode assumir o compromisso de pagá-las todos os meses.

Neste momento de pandemia de Covid-19, uma boa opção é fazer a simulação pela internet, já que muitas construtoras disponibilizam o serviço de forma gratuita em seus sites.

Se possível, use o FGTS O FGTS pode ser utilizado na compra de imóveis por todos os trabalhadores que contribuem com o benefício há, pelo menos, três anos. O valor pode ser utilizado para compor o valor de entrada, o que diminui o valor e, em alguns casos, a quantidade de prestações do financiamento.

Crie um bom planejamento financeiro

Estar atento a todas as clausulas da sua proposta de financiamento irá te ajudar a optar ou não por este meio de crédito. De qualquer maneira, um bom planejamento financeiro só irá te ajudar mais ainda.

Crie uma planilha de ganhos e gastos mensais e reserve um determinado valor para as parcelas do financiamento. É importante também ter uma reserva para emergências, questões médicas e claro… seu lazer.

Foto: Glenn Carstens-Peters | Unsplash

Na hora de se mudar, conte com o Doutor Frete

Agora que você já sabe o que é um financiamento e os primeiros passos para comprar seu apartamento novo, conheça o Doutor Frete,.

Nosso serviço especializado e completo em mudanças residenciais, comerciais e fretes irá garantir mais comodidade e segurança para sua família.

Clique aqui, faça um orçamento online e conte com toda a experiência e responsabilidade do Doutor Frete em suas mudanças.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Faça parte da comunidade Doutor Frete e receba dicas sobre mudança, embalagens e decoração para sua casa.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.