fbpx
Dicas para morar em condomínio

Morar em condomínio: principais regras e deveres

Em primeiro lugar, morar em condomínio exige uma boa convivência com os vizinhos de e isto, depende de algumas regras. O respeito mútuo e a responsabilidade devem ser os norteadores dessa relação, já que, nestes ambientes, é comum a existência de espaços comuns, como salões de festa, piscinas e quadras de esportes.

Logo, para que um morador não atrapalhe a rotina ou incomode o bem-estar do outro, precisa seguir regrar e cumprir com os deveres do condomínio.

Porém, essas normas de convivência não são padronizadas em todos os empreendimentos, ou seja, variam de um condomínio para o outro.

Antes de contratar uma empresa de mudança, fique atento aos principais pontos ao ir morar em um condomínio.

Como as regras e os deveres dos condôminos são estabelecidas?

Na maioria das vezes, a construtora responsável pelo prédio promove a primeira convenção de condomínio, na qual há a escolha do síndico e a aprovação do documento que estabelece as regras e os deveres dos condôminos.

Contudo, essas normas não são eternas, podendo ser alteradas em assembleias posteriores de acordo com a opinião e com as necessidades dos moradores.

Morar em condomínio: as regras mais comuns

A continuidade, a convivência nos condomínios é regida por uma infinidade de documentos. O mais importante deles, porém, é o Código Civil ( Lei nº 10.406/2002 ). É com base nesta legislação que os responsáveis elaboram a convenção ou estatuto e o regimento interno de normas do condomínio.

Convenção ou estatuto

A convenção – também chamada de estatuto – pode ser definida como o conjunto de normas do condomínio. Este é o documento elaborado pela construtora quando os condôminos e os inquilinos se mudam para o local.

A convenção descreve quais são as unidades e suas finalidades, bem como pontua o valor e a forma de pagamento das despesas – tanto ordinárias quanto extraordinárias.

Regimento interno

O regimento interno, por sua vez, é uma parte da convenção – ou do estatuto – do condomínio e estabelece as normas de convivência. Todos os condôminos e inquilinos devem ter pleno conhecimento de ambos os documentos para saber o que é ou não permitido.

Quais são os principais deveres ao morar em condomínio?

Conforme pontuado acima, os deveres do condômino são estabelecidos de acordo com o Código Civil Brasileiro, varia de acordo com a administração de cada empreendimento. Contudo, é possível pontuar alguns dos deveres mais comuns dos condôminos ao irem morar em condomínio, tais como:

  • Não prejudicar o sossego e a segurança de vizinhos e demais moradores;
  • Contribuir para as despesas do condomínio conforme o que foi acordado no contrato;
  • Não construir, reformar ou realizar obras que possam comprometer a segurança do empreendimento e, consequentemente, de todos os moradores.

Quais são as regras mais comuns para se viver em condomínio?

Assim como os deveres, as regras de convivência variam de um condomínio para o outro.

No entanto, existem algumas normas que, com certeza, vão estar presentes no regimento interno de qualquer empreendimento, a exemplo de:

  • Regras sobre reformas;
  • Regras sobre mudanças – especialmente dias da semana e horários em que são permitidas;
  • Horários de uso de áreas comuns, como piscinas, quadras de esportes, salões de festas e parques;
  • Horários de silêncio;
  • Reservas e regras de funcionamento dos salões de festa e/ou de eventos;
  • Normas de limpeza e de recolhimento e separação do lixo.

Acesse também: 5 dicas para economizar na sua mudança residencial

Como o Doutor Frete pode te ajudar na hora de ir morar em um condomínio

Agora que você já conhece as principais regras e os principais deveres de condôminos e inquilinos, pode decidir se prefere se mudar para um condomínio ou para uma residência.

Entretanto, seja qual for a sua escolha, você pode contar com o Doutor Frete. Nosso serviço está adaptado e adequado para as regras condomínios. Uma boa empresa de mudanças irá garantir que todo o serviço seja realizado dentro do horário permitido, com o uso correto de elevadores e respeitando as demais convenções do edifício.

Logo, contar com uma empresa como o Doutor Frete irá te garantir mais tranquilidade e comodidade no primeiro passo ao ir morar em um condomio: sua mudança!

Clique aqui e solicite seu orçamento online e com desconto agora mesmo.

Solicitar orçamento mudança residencialPowered by Rock Convert

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Faça parte da comunidade Doutor Frete e receba dicas sobre mudança, embalagens e decoração para sua casa.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.