fbpx
Caminhões realizando o transporte de veículo em meio a uma estrada

Transporte de veículo: Como realizar-lo de forma correta e segura

Para o transporte de veículo existem 2 formas permitidas: Caminhão plataforma e carreta cegonha.

Muitas vezes nos deparamos com a necessidade de realizar o transporte de veículo entre cidades. Normalmente isto acontece quando vamos nos mudar para outro estado ou quando compramos um carro novo.

O grande problema é que existem diversas empresas, que com o intuito de oferecer preços mais baixos, acabam colocando em risco este pertence ao infringir leis de transporte. 

Erro mais comum na hora de transportar veículos

Ao se mudar para outra cidade, dentro ou fora do estado, você provavelmente irá contratar uma empresa de mudança. Esta será responsável pela embalagem e transporte de móveis e bens pessoais para sua casa nova. 

Entretanto, quando sobra espaço no baú do caminhão, algumas empresas acabam oferecendo também o transporte de veículo. Logo, apesar de ser tentador e a forma mais econômica de realizar esse transporte, vamos explicar porque esta forma de transporte não deve ser levada em consideração.

Leis de transporte de veículos

Segundo o código de trânsito e as leis impostas a empresas de mudança e transportadoras, é terminantemente proibido o transporte de qualquer tipo de veículo em caminhão baú fechado ou caminhão aberto que não possua o aparato necessário. Ambos tipos de veículo devem apresentar plataformas específicas e certificadas para este tipo de transporte, exercendo somente esta finalidade.

As consequências para este tipo de transporte podem ser muito sérias e gerar uma grande dor de cabeça.  Em primeiro lugar o veículo não estará coberto por nenhum tipo de seguro, seja o automotivo ou o oferecido pela empresa de mudança. Isto acontece porque a prática, por ser ilegal, viola os termos previstos nas apólices de seguro.

Além disso, em diversas estradas do Brasil, existem pontos e balanças de vistoria obrigatória da Polícia Rodoviária. Estes locais são paradas obrigatórias para caminhoneiros e em muitas vezes é feito uma completa vistoria na carga transportada. 

Este trabalho tem como objetivo buscar drogas, produtos de contrabando ou situações que fogem a lei, como o caso do transporte de veículo em condições não permitidas. 

Em síntese, caso esta situação seja deflagrada por algum policial, o veículo ficará retido no local onde ocorreu a fiscalização. Para sua retirada é necessário providenciar um novo caminhão próprio para o transporte. 

Além disso, a responsável pelo transporte do veículo receberá uma multa que pode variar de R$550,00 até R$10.000,00 devido ao descumprimento das normas da ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres).

Um verdadeiro perigo

Toda essa legislação tem um motivo bem claro: segurança. Esta forma de transporte  pode ser extremamente perigosa. Isso acontece uma vez que os caminhões utilizados para transporte de mudança não tem meios apropriados de fixação do veículo. Sendo assim o mesmo ficará solto em todo o trajeto. 

Qualquer manobra inesperada ou acidente, colocará em em risco a vida das pessoas ao redor, causar danos ao veículo e ao restante da carga.

Maneira correta de realizar o transporte de veículo

Para o transporte rodoviário de veículos de forma segura e dentro da lei, é necessário contratar uma empresa que possua o caminhão adequado.  

Dessa forma, caso não entenda muito sobre caminhões ou a legislação, atente-se somente se o veículo utilizado será do tipo Plataforma (estes que vemos transportando carros nas grandes cidades) ou do tipo carreta cegonha.

Por tanto, no momento de contratar uma empresa de mudança e tendo a necessidade também do transporte de veículo,  lembre-se que estes serviços diferentes. Busque empresas especializadas em cada área e garanta mais comodidade e segurança na hora de se mudar.

Em síntese, você também pode verificar junto a empresa que irá realizar o transporte de sua mudança se existe alguma parceria com empresas de transporte de veículos.

Não se esqueça do seguro para o transporte de veículo

Após verificar que o transporte será feito de forma correta, peça a apólice do seguro que cobre o transporte e fique atento se a empresa está ativa e regular junto aos órgãos fiscais. 

Por outro lado, é importante também verificar as experiências de outros clientes em alguma ferramenta de avaliação como Google e reclame aqui. Se tiver alguma dúvida, recomendamos nosso conteúdo completo sobre como contratar uma empresa de mudança.

Hora de se mudar!

O Doutor Frete possui parcerias com empresas especializadas de transporte de veículo e toda a contratação da sua mudança, assim como a prestação deste serviço, pode ser realizada diretamente com a gente. 

Caso queira saber mais, solicite um orçamento online e ganhe 10% de desconto para qualquer tipo de serviço oferecido por nós. 

Se tiver alguma dúvida sobre este ou outros temas relacionados à mudança residencial, comercial ou fretes, acessos nossos demais conteúdos ou entre em contato pelo WhatsApp ou por email: contato@doutorfrete.com

Nos vemos no próximo conteúdo!

Um abraço e até lá.

Solicitar orçamento mudança residencialPowered by Rock Convert

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Faça parte da comunidade Doutor Frete e receba dicas sobre mudança, embalagens e decoração para sua casa.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.