fbpx
Itens proibidos na mudança

Itens proibidos na mudança: O que as empresas não podem transportar

Logo após planejar a ida para a casa nova, é importante estar atento aos itens proibidos na mudança. Essas restrições acontecem por vários motivos e é uma forma das empresas de transporte garantirem mais segurança para você, seus pertences e os funcionários envolvidos na mudança.

Isso não significa que os itens proibidos desta lista deverão ser abandonados. Por outro lado, tenha em mente que seu transporte deverá ser realizado por conta própria e exigirá cuidados extras e em certos casos, documentações adicionais.

Itens proibidos na mudança:

Em primeiro lugar, vale a pena lembrar que todos os itens proibidos dessa lista possuem restrições baseados em leis de transporte ou regras estabelecidas pelas principais transportadoras do Brasil. Logo, apesar dos riscos,você poderá encontrar empresas que realizam o transporte desses objetos, porém não recomendamos de forma alguma colocar em perigo sua família.

A lei, por meio do o artigo 15 da Resolução 3665/2011, indica que caminhões que transportam cargas perigosas não podem circular por regiões com grande concentração de pessoas, como centro de cidades e bairros populosos.  Apesar desta resolução ser bem específica, a lei está mais relacionada a grandes veículos de carga exclusivamente perigosa, como caminhões de combustível ou líquidos inflamáveis.

Este obviamente não é o caso da sua mudança residencial ou de um pequeno frete,  então apesar de ser um bom indicador de risco, vale a pena mais se basear no bom senso do que propriamente nesta lei.

O que não podemos de forma alguma transportar em uma mudança:

1. Botijões de gás e cilindros de oxigênio

Botijão de gás proibido em uma mudança residencial
Fonte: lofilolo | Getty Images/iStockphoto

Este é um exemplo de item que requer um cuidado extra. Dessa forma, para o correto transporte é necessário um caminhão aberto e com grades que sustentam o botijão ou o cilindro. Mesmo estando vazio, qualquer vazamento pode causar uma intoxicação ao momento de abrir o baú ou, quando transportando em grande volume, uma explosão. 

Além disso, o contato direto com outros itens da mudança e o risco de inflamação podem iniciar um incêndio durante o manuseio ou transporte destes itens. Vale a pena lembrar, que caso algum acidente aconteça, mesmo não sendo originado pelo transporte de um botijão ou cilindro, varias seguradoras podem alegar imcumplimentos das clausulas de contrato e não fazer o ressarcimento contratado.

Logo, a melhor dica é não transportar estes itens de forma alguma. O mais seguro é, se necessário comprar um novo botijão para a casa nova ou solicitar a empresa fornecedora do cilindro de oxigênio que faça a coleta e entrega no novo endereço.

2. Armas de fogo

Arma de fogo, item não permitido em uma mudança residencial
Fonte: Derwin Edwards | Pexels

Hoje em dia é possível regularizar o porte e posse de arma para determinadas pessoas. Entre várias as exigências, estão o compromisso com a segurança e integridade de pessoas que convivem com o solicitante. Caso você possua um posse de arma de fogo, durante a mudança é necessário levar a mesma com você, junto de toda a documentação e se possível um comprovante que demonstre que está de mudança. Isto pode justificar o porque está em posse da mesma caso aconteça uma abordagem policial durante o trajeto.

Enviar uma arma de fogo dentro do caminhão oferece risco aos funcionários envolvidos na mudança e implica em severas penalizações disciplinares, como a cassação da autorização de posse, multas administrativas e assim como no caso de botijões, a invalidação das cláusulas de contrato realizado com seguradoras. Saiba mais acessando também nosso conteúdo sobre o que é um seguro de mudança e como contratar o adequado para cada situação.

3. Grandes quantias de dinheiro, jóias e pequenos cofres

Itens proibidos na mudança - joiais
Fonte: Marta Branco | Pexels

Esta costuma ser uma regra imposta pelas transportadoras, já que o transporte destes objetos podem representar um risco para funcionários da empresa, caso sejam assaltos, ou no caso de perda, acusações de furto.  Por outro lado, para mudanças entre estados, uma abordagem policial, algo frequente em algumas rotas do Brasil, ao encontrar estas quantias pode pedir comprovantes que demonstrem a origem do dinheiro ou dos itens. Mesmo que você possua, todo este processo irá atrasar muito sua mudança, ocasionando inconvenientes e multas por parte das empresas de mudança.

Dessa forma, o recomendado é sempre levar consigo quantias em dinheiro e joias. Mesmo que em carros particulares, priorize realizar o depósito do valor em bancos. Assim você terá uma mudança mais tranquila e sem preocupações.

4. Plantas

Imagem ilustrando que pode não ser recomendando o transporte de uma planta em caminhões de mudança
Fonte: Julia Kuzenkov | Pexels

Em primeiro lugar, é importante distinguir nesse caso mudanças residenciais na mesma cidade para longas mudanças entre estados. O transporte está permitido nos dois cenários porém vai depender muito da empresa de mudança e nos riscos que você está disposto a correr em relação a integridade da sua planta. 

Para mudanças na mesma cidade, não há grandes riscos no transporte.  Entretanto dependendo do tamanho do vaso ou tipo de planta, as empresas de mudança podem se recusar a transportarem. Isso acontece pois a terra ou restos de folhas podem sujar o restante dos seus pertences ou o caminhão durante o transporte. O recomendado é informar sempre a empresa de mudança no momento de solicitar o orçamento ou da vistoria e assim, conferir quais são as políticas para este tipo de transporte em cada empresa.

Para mudanças entre cidades ou até mesmo estado, definitivamente não é recomendado o transporte de plantas em caminhões fechados. Durante uma viagem, a longa exposição da lataria do baú do caminhão ao sol pode ocasionar o aquecimento da superfície em temperaturas superiores aos 80 graus.  Esse calor que irá ficar retido dentro do veículo certamente irá causar danos a sua planta e até mesmo a morte da mesma.

5. Animais vivos

Itens proibidos na mudança - animais vivos
Fonte: Buenosia Carol | Pexels

Por um objetivo quase que óbvio, está extremamente proibido o transporte de animais vivos em caminhões de mudança. Sejam eles de qualquer espécie ou tamanho, este é um item proibido na mudança já que poderá ocasionar lesões, danos psicológicos e até mesmo a morte do animal. Saiba como preparar seu animal de estimação para uma mudança clicando aqui,

Além dos riscos ao ser vivo, existem também leis que impedem o transporte destes animais em caminhões fechados. Caso haja a real necessidade de envio do animal, é necessário consultar empresas especializadas. Por outro lado, no caso de transporte em carro particular, certifiques-se de possuir a documentação e artefatos necessários para a segurança do mesmo. 

6. Alimentos congelados

Alimentos congelados em uma geladeira. Item não permitido.
Fonte: Serezniy | Getty Images

Apesar de aparentemente não oferecer nenhum grande risco, como os itens anteriores, os alimentos congelados normalmente estão proibidos no transporte em caminhão de empresas de mudança.  Em síntese, isso acontece porque o descongelamento destes itens podem molhar caixas e danificar outros pertences. Além disso, carnes e queijos ao estarem descongelados, podem estragar facilmente e emitir odores fortes, impregnando no restante da mudança.

Dessa forma, a melhor maneira é se programar e evitar possuir este tipo de alimento no momento de se mudar. Caso queira saber mais dicas sobre do que fazer com estes alimentos ou como embalar seus pertences adequadamente, confira nosso guia completo sobre embalagem para mudanças.

Hora de se mudar!

Agora que você já sabe os itens proibidos na mudança, está um pouco mais próximo de ir para a casa nova.  Caso ainda não tenha solicitado um orçamento, você pode fazer isso online e ainda garantir 10% de desconto. Parece ótimo, não é mesmo?

Para solicitar o orçamento é só clicar aqui ou no banner abaixo! 

Espero a dicas do Doutor Frete tenham te ajudado e se ficou mais alguma dúvida , veja nosso conteúdo sobre como contratar uma empresa de mudança ou entre em contato com a gente pelo WhatsApp ou por email: contato@doutorfrete.com

Um abraço!

Solicitar orçamento mudança residencialPowered by Rock Convert

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Faça parte da comunidade Doutor Frete e receba dicas sobre mudança, embalagens e decoração para sua casa.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.