fbpx
Mudança residencial com animais

Mudança residencial com animais: Cuidados necessários na hora de levar seu companheiro para a casa nova

Muitos são os detalhes para organizar uma mudança residencial com animais. Um bom planejamento irá garantir uma mudança mais tranquila e segura para seu amigo Pet.  Além disso, as dicas que vamos dar a seguir também irão te ajudar a reduzir os custos e tempos com o transporte.

Mudança residencial com animais:  Estilo de vida

Em primeiro lugar, ao finalmente decidir qual será a nova residência da família, é importante também pensar em cada detalhe da vida do seu animal na casa nova. Independente da espécie do seu animal de estimação, ele certamente possui uma rotina muito bem definida. 

Dessa forma, qualquer alteração significante nos seus hábitos pode gerar stress e até mesmo doenças para seu companheiro.  

Mantendo uma rotina

Garanta que o animal tenha um estilo de vida parecido ao que tinha antes da mudança. Para isso, o ideal é preservar os costumes do animal. Por exemplo, se o seu cachorro ou gato está acostumado a dormir próximo de você, busque reservar o espaço dele próximo a sua cama desde o primeiro dia na casa nova. 

Além disso, independente do quão caótico possa parecer o planejamento de uma mudança residencial com animais, a busca por um nova residência ou finalmente o dia do transporte, respeite os horários do seu PET.  Dessa forma, Tente manter ao máximo sua rotina, para isso dê comida e saia com ele para passear nos mesmos horários de sempre. 

Não force o animal a acostumar com novos hábitos imediatamente, como por exemplo um novo lugar para fazer xixi. Entretanto, desde o primeiro dia é necessário começar a educá-lo, sem xingamentos e o recompensando com petiscos ou elogios a cada nova adaptação que ele pareça ter.  

Pertences do animal

Outro ponto extremamente importante é manter os mesmos pertences do animal, isso inclui recipientes de comida, caminha e brinquedos. Muita gente se empolga com a mudança para uma nova residência e acaba comprando também novas coisinhas para o PET. Apesar de muito legal, esse hábito pode ser prejudicial para os animais.

Isso acontece por que eles já estarão passando por várias mudança. Dessa forma, o ideal é preservar ao máximo o que o animal já está acostumado. Logo, não existe problema em comprar coisas novas para a casa, porém mantenha sempre os pertences do seu animal nos primeiros meses. Com o tempo, você poderá ir fazendo uma mudança gradual, assim seu companheiro não sentirá tanto as mudanças. 

Outra dica é deixar sempre uma peça de roupa sua na caminha do animal nos primeiros dias.  Dessa forma, caso ele se sinta inseguro, ansioso ou com medo, seu cheiro irá acalmá-lo. 

Mudança residencial com animais - Mantendo os pertences do animal durante o transporte
Animal descansando na sua caminha – Foto: Jamie Street

Buscando o cantinho certo na casa nova

Em primeiro lugar, antes mesmo de planejar uma mudança residencial com animais, certifique-se que o espaço novo é adequado para receber seu companheiro. No local onde ele ficará a maior parte do tempo, evite pisos muito lisos, como cerâmicas e porcelanatos. Em síntese, a falta de aderência deste tipo de material pode causar dificuldades de locomoção, o que a longo prazo ocasiona sérias lesões na bacia, coluna e pernas do animal. Além claro do risco de quedas e escorregões indesejados.

Locais de convívio

Em continuidade, tente, a medida do possível, fornecer um ambiente similar ao que ele possuía na antiga casa. Logo, se ele está acostumado a ficar em jardins e quintais, ser confinado em um pequeno apartamento irá exigir que você o leve para passear mais vezes durante o dia.  Por outro lado, caso seu animal esteja acostumado a ficar dentro de casa e na nova residência ele ficará em uma área externa, no início de a ele a opção também de compartilhar alguns espaços internos, e gradualmente vá retirando este privilégio até que se acostume com seu novo espaço. 

Essa adaptação pode ser longa e gerar muitos latidos e choros. Apesar de partir o coração, não se preocupe e persista nesta transição, recompensando sempre o animal quando ele apresentar um comportamento desejado.

Banheiro e alimentação

Por outro lado, não podemos esquecer também o espaço onde nossos companheiros realizam suas necessidades básicas.  Para colocar os recipientes de comida e água, busque locais frescos, sem incidência direta de sol e em um espaço distante de onde será o banheiro. 

Este, deve estar em um local afastado da comida, da caminha, de fácil acesso para o animal e que também seja fácil limpar.  Em caso de cachorros, uma boa dica de adaptação é fazer o uso de jornais ou tapetes higiênicos, além de borrifar produtos conhecidos como xixi pode e xixi não pode.  Isso ajudará seu animal a se acostumar com os novos espaços e seus limites.

Mais uma vez, é necessário muita paciência e persistência para que ele se acostume. 

Outra dica é fazer o uso de banheiros inteligentes. Estes são recursos que atraem o animal e facilitam a limpeza do espaço.

Mudança residencial com animais: o dia do transporte

PUG descansando no sofá: Foto Sarandy Westfal

No tão temido dia da mudança, o ideal é que seu animal esteja muito tranquilo. Para tanto, é necessário uma atenção extra com seu companheiro.  O deslocamento de pessoas e móveis na casa podem estressar muito qualquer animal, por isso, mantenha ele o mais longe possível de toda essa movimentação

Além disso, são vários os pontos que podem contribuir para uma mudança mais agradável, confira a lista a seguir:

  • Leve seu animal para passear mais vezes durante o dia 
  • Não altere seus horários de comida
  • Não embale objetos como caminhas e brinquedos até o momento de realmente ir para nova residência
  • Tente estar sempre presente e ao lado do seu animal
  • Leve ele para a casa nova somente quando todos os itens da mudança tenham sido entregues e se possíveis, desembalados
  • Coloque músicas relaxantes para cachorros e dê petiscos se ele demonstrar muita agitação
  • Não xingue ou dê broncas caso ele faça xixi fora do local desejado
  • Mantenha uma peça de roupa com seu cheiro disponível para o animal durante a mudança

Em síntese, todos esses cuidados irão contribuir para que seu animal tenha uma mudança mais tranquila e uma adaptação mais prazerosa na casa nova. Caso seu companheiro apresente alguma mudança grande de comportamento, procure imediatamente um veterinário e busque orientações com um profissional. 

Se você tem alguma dúvida sobre o planejamento da sua mudança, recomendo que leia também nosso conteúdo sobre como contratar uma empresa de mudança ou nosso guia completo de como fazer uma embalagem corretamente para seus pertences. 

Para solicitar um orçamento, basta clicar no banner abaixo e garantir ainda 10% de desconto para sua mudança residencial. 

Nos vemos na próxima dica do Doutor Frete! 

Um abraço

Solicitar orçamento mudança residencialPowered by Rock Convert

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Faça parte da comunidade Doutor Frete e receba dicas sobre mudança, embalagens e decoração para sua casa.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.