Imagem ilustrativa de várias caixas de papelão para descrever como descartar embalagem de mudança

Como descartar embalagem de mudança de maneira sustentável e econômica!

Descartar embalagem de mudança após ir para a casa nova costuma ser uma grande dor de cabeça. Entretanto, no momento de planejar uma mudança, muita gente se preocupa apenas com as dúvidas mais frequentes: ”Quais embalagens utilizar, como contratar uma empresa de mudança, como solicitar e quanto irá custar a ida para a casa nova”.  

Por outro lado, o que muita gente não lembra nessa hora é que toda mudança, gera resíduos. Seja eles itens antigos ou sem uso na sua casa que irão ser doados ou jogados fora. Além desses, é claro os restos de plástico bolha, caixas de papelão e fitas adesivas usadas na embalagem dos seus pertences. 

Em síntese, esse tema normalmente começa a ser lembrado durante a mudança ou no final dela. Dessa forma e pensando em ajudar criamos este conteúdo para mostrar a importância de se pensar em como descartar embalagem de mudança. Esta etapa deverá ser pensada desde o início do seu planejamento e claro, ser feito de maneira correta.

Planejando a embalagem de mudança

Primeiramente, para uma mudança segura e mais cômoda, será inevitável o uso de plástico bolha ou caixas de papelão na hora de acondicionar todos seus pertences. Entretanto, um bom cálculo de embalagem fará com que você gere menos lixo e principalmente economize na hora de se mudar. 

Logo, a dica é fazer uma lista detalhada de tudo que irá transportar, você pode registrar em um caderno, planilha ou no nosso inventário de mudanças gratuito . Este arquivo é o mesmo que utilizamos na hora de fazer as mudanças do Doutor Frete.

Além de conferir também nosso guia completo das embalagens para mudança, você deve se atentar ao serviço oferecido pelas empresas de mudanças. 

Normalmente ao contratar uma empresa, ela informa sobre quais itens serão utilizados na embalagem, porém quase nunca sobre a coleta dos resíduos pós mudança.

Pergunte sobre a coleta e o serviço de descartar embalagem de mudança

De antemão, essa é a dica de ouro. Antes de fechar com alguma empresa de mudança, verifique se eles oferecem o serviço de retirada do lixo gerado pela mudança.  Em suma, normalmente é possível combinar uma data para que se faça essa retirada sem custo extra. 

Assim, além de ser uma comodidade adicional, as empresas saberão exatamente como descartar de maneira correta o material.

Por outro lado, algumas empresas oferecem também o armazenamento em caixa de plástico. Dessa forma, apesar de não gerar lixo, essa opção pode não ser muitas vezes a melhor. Isso acontece porque normalmente o prazo para devolução das caixas é muito curto. Assim, após se mudar, você terá pouco tempo para tirar tudo das caixas e organizar na sua casa, tornado a mudança uma experiência cansativa e por vezes, estressante. 

Certamente, não existe nada melhor que poder organizar sua nova casa com tempo, colocando cada detalhe no lugar e deixando seu novo cantinho com sua cara.

Como descartar embalagem de mudança de forma correta

Antes de mais nada, caso você esteja realizando toda a mudança por conta própria ou a empresa de mudança que você contratou não oferece este serviço, existem algumas opções práticas para você. 

Primeiramente, será necessário justamente separar e fazer uma triagem. Muito do lixo gerado poderá ser jogado junto do lixo convencional, como por exemplo restos de fitas adesivas.  Posteriormente, plásticos e caixas de papelão, por ser muito volumosos, deverão ser encaminhado a locais específicos para descarte de embalagens de mudança. 

Ainda que existam os chamados bota-fora (espécie de locais das prefeituras que aceitam entulhos e lixo em geral) o ideal é destinar estes restos de embalagem de mudança para a reciclagem. 
Essa é a melhor opção e pode ser também a mais econômica.

Busque cooperativas de reciclagem e descarte de embalagem de mudança

Além de ajudar o meio ambiente, você colabora para a renda familiar de diversas pessoas que vivem disso. Dessa forma, na maioria dos casos será necessário você deslocar até o local onde fica esta cooperativa, levando toda a embalagem no seu carro. Entretanto, caso não caiba tudo ou você não tenha um carro, procure saber se eles podem buscar ou quanto custaria contratar uma empresa para levar este material. 

Nas cooperativas, eles farão a separação dos resíduos e encaminharão para a reciclagem sem custo para você e garantido que seu descarte seja o mais sustentável possível. 

Finalmente, separamos uma lista de organizações que recebem plásticos e caixas de papelão em algumas das principais cidades do Brasil.

Para acessar, basta clicar na cidade desejada.

Caso a sua cidade não esteja na lista, você pode buscar diretamente no Google por cooperativa de reciclagem ou catadores e o nome da sua cidade. Outra maneira é entrando em contato diretamente com a prefeitura da sua cidade.  Normalmente você conseguirá contato facilmente pelas redes sociais ou telefones de atendimento disponíveis no site do órgão.

Use sua criatividade

Em primeiro lugar, essa não é a solução para todo o material que sobrou da sua embalagem de mudança, porém pode ser uma boa opção. A ideia é aproveitar restos de papelão e plástico bolha e criar itens que poderão ser usados na casa nova

Em primeiro lugar, além de reciclar e evitar o descarte incorreto deste resíduo, você ganha um novo artefato de decoração, um vasinho de planta, um porta jóias ou até mesmo um móvel novo. 

Aqui certamente não existem limites para a criatividade! A dica é buscar no Youtube por atividades de reciclagem com caixas de papelão e plástico bolha. Procure o termo DIY (que significa faça você mesmo, em tradução do inglês).

Como exemplo, separamos algumas boas ideias para você: 

Espero que essas dicas tenham te ajudado e caso tenha alguma dúvida, confira nossos demais conteúdos para te orientar ainda mais na hora de ir para a casa nova. 

Se você já sabe quando será sua mudança e quer um orçamento sem compromisso, confira o seguinte tópico.

Conte com um serviço completo para sua mudança

Se você ainda não se mudou e está planejando como ir para a casa nova com comodidade, segurança e o melhor custo benefício, contrate uma empresa e não se preocupe com nada. 

Faça um orçamento online e receba em poucos instantes no seu email uma proposta completa de serviço, incluído seguro, embalagem, transporte e claro o correto descarte de todos os resíduos gerados

Além disso, você também ganha 10% de desconto em qualquer um dos serviços do Doutor Frete.  

Solicitar orçamento mudança residencial

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Faça parte da comunidade Doutor Frete e receba dicas sobre mudança, embalagens e decoração para sua casa.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.