5 dicas que vão te ajudar a reduzir o preço da sua mudança
Tudo que você quer na hora de ir para a casa nova é comodidade, segurança e principalmente um bom preço para sua mudança.
Definitivamente, o investimento ao contratar uma empresa de mudança pode se juntar a outros gastos. Normalmente a aquisição de um novo apartamento, novos móveis e até mesmo um novo custo de vida ao se mudar de cidade. Por conta disso, é muito importante buscar maneiras de economizar na hora de contratar sua mudança.
Pensando nisso, separamos para você as principais dicas que vão te ajudar a economizar muito na hora de ir para a casa nova.
1- Desapegue de itens sem utilidade
A princípio, o nome mudança é bem sugestivo e nos convida também não somente a alterar nosso endereço, mas também nossos hábitos de vida e até mesmo desapegar de itens antigos.
Dessa forma, aproveite que você está indo para uma casa nova e deixe para trás todos os seus pertences que já não possuem utilidade. Como opção, você pode doar ou até mesmo vender roupas, utensílios de cozinha, decorações e basicamente qualquer outra coisa que já não use.
Logo, você pode usar plataformas de venda online como o Mercado Livre, OLX, Enjoei e até mesmo o marketplace e grupos do facebook.
Por outro lado, é importante também avaliar bem sua nova residência e os espaços disponíveis, muita das vezes seus móveis podem não caber ou simplesmente não combinarem com sua nova casa.
2- Avalie comprar novos móveis e eletrodomésticos
Antes de mais nada, este é um ponto complementar ao anterior e muito polêmico também. Normalmente as pessoas associam a palavra comprar a algo totalmente diferente de economizar. Claro, em muitos casos esta relação está super correta, porém na mudança pode ser bem diferente.
Entretanto, dependendo da distância até sua nova casa, normalmente em mudanças para outro estado, o valor que você pagará pelo transporte pode ser superior ao do item transportado.
Primeiramente, você pode fazer uma conta bem rápida e simples, avalie por quanto você poderia vender aquele móvel, por exemplo, e logo depois pergunte a sua empresa de mudança se existiria um desconto caso você não o inclua no serviço. Pronto, agora basta somar o valor de venda mais o valor do desconto e verificar se é possível, na sua nova cidade de residência, comprar um móvel similar. No caso de eletrodomésticos é importante se atentar também que, mesmo que o preço de um novo seja maior, pode ser que o seu antigo já esteja na hora de trocar ou em breve terá que se aposentar.
Logo, se a resposta for sim para alguns destes pontos, é hora de desapegar e assim garantir um melhor preço para sua mudança.
3- Reduza o preço da sua mudança fazendo um inventário
Este é um item que falamos bastante no nosso guia para contratar uma empresa de mudança, porém por ser tão importante, claro que devemos colocar aqui como uma boa dica de economia. De antemão, antes de falar sobre isso, se você não conhece nosso guia, não deixe de conferir nossas dicas especiais que escrevemos por lá.
Voltando ao nosso assunto principal, para que você entenda como uma empresa calcula o preço da mudança, é necessário levar em consideração os seguintes pontos:
- Quantidade de embalagem necessária
- Valor do seguro
- Quantos funcionários serão necessários
- Tamanho do caminhão
- Distância percorrida
Com exceção da distância percorrida, todos os outros pontos são calculados diretamente tendo como base o tamanho da sua mudança. Por isso é muito importante calcular com exatidão os itens que serão transportados.
Dessa forma, caso você envie uma lista pouco detalhada, a empresa irá sempre calcular estes pontos com uma boa margem de segurança, para que no dia do transporte não falte espaço, embalagem ou funcionários para a realização do serviço.
Logo, você concorda que um apartamento de 2 quartos de uma pessoa solteira, pode ser muito diferente de um apartamento similar de uma família com dois filhos e um cachorro?
Assim, sua mudança pode custar até o dobro do que realmente seria.
O ideal é enviar uma lista com todos os itens que serão transportados. Em caso de móveis também recomenda-se encaminhar as dimensões. Você pode baixar a nossa planilha grátis para te ajudar.
4- Aproveite promoções
Assim como em qualquer outro negócio, as empresas de mudança também oferecem condições especiais para determinados serviços e situações. Quase sempre, a indicação de algum amigo seu sobre aquela empresa de confiança que realizou a mudança dele, pode te render algum desconto.
O Doutor Frete por exemplo oferece 10% de desconto para quaisquer orçamentos realizados online. Além de ter mais comodidade e segurança, você ainda economiza bastante na hora de se mudar.
Agora só falta ir para a casa nova e com um preço de mudança!
Estas foram algumas dicas importantes sobre como economizar na hora de se mudar. Caso você saiba mais alguma, compartilhe com a gente nas nossas redes sociais.
Recomendo também que leia nosso conteúdo sobre Como contratar uma empresa de mudança. Lá tem um passo a passo de quais pontos você não pode ignorar na hora de escolher qual a melhor empresa para sua mudança.
Espero que essa publicação tenha te ajudado a saber como garantir um bom preço de mudança, e ao mesmo tempo mantendo a segurança e comodidade do serviço!
Um abraço.