fbpx
Casal contratando uma empresa de mudança

Dicas para contratar uma empresa de mudança

Na hora de contratar uma empresa de mudança várias são as dúvidas que podem surgir. Qual empresa mais confiável, quanto pode custar o serviço de mudança, como solicitar um orçamento e com quais detalhes devo me preocupar.  Mas fique tranquilo, separamos para você os principais pontos que devem ser levados em consideração na hora de contratar uma empresa de mudança.

Neste conteúdo você vai ver:

  • Qual a diferença entre carreto e uma empresa de mudança 
  • Como calcular o tamanho da minha mudança 
  • Quais os serviços oferecidos por empresas de mudança
  • Como solicitar corretamente um orçamento de mudança
  • Quais pontos devo estar atento em um contrato de serviço

Empresa de Mudança X Carreto – Qual a principal diferença?

Primeiramente para contratar uma empresa de mudança em BH ou em qualquer outra cidade é saber se realmente você irá precisar deste tipo de serviço. Existe no mercado outra solução, conhecidas também como Carreto.  Este tipo de transporte normalmente é mais simplificado, sendo oferecido por uma pessoa e não uma empresa.

Devido ao valor mais baixo que as empresas de mudança, esse serviço costuma não oferecer embalagem, seguro e os ajudantes são pagos adicionalmente. Quase sempre são contratados para pequenas distâncias e você pode encontrar pessoas que realizam o serviço facilmente em grupos do facebook. 

Principais diferenças

Por outro lado, ainda que possa parecer tentador a diferença de preço, é preciso estar atento a alguns detalhes importantes. As embalagens são extremamente importantes para garantir que móveis não se arranhem, que objetos de decoração não se quebrem e que roupas não peguem poeira ou odores desagradáveis durante o transporte. Por isso é importante se certificar que o serviço contratado possua não somente embalagens para seus pertences, como também as embalagens corretas para cada item

Caso isso não aconteça e infelizmente aquele móvel lindo e novinho da sua sala acabe arranhado, é preciso se certificar do segundo item desta lista e uma das mais importante diferenças entre empresas de mudança e carretos: o famoso seguro.

Dessa forma, este pode ser um grande diferencial para uma experiência tranquila na hora de se mudar.  As empresas de mudança oferecem normalmente seguro de todos os itens transportados, dessa forma, qualquer dano, perda ou extravio nos seus pertences serão cobertos pela seguradora. Uma segurança e comodidade a mais, certo?  

Abaixo você pode conferir quais são, normalmente, os diferenciais em relação ao serviço de carreto e os serviços oferecidos por uma empresa de mudança.

Quando comparativo que demonstra a diferença entre uma empresa de mudança e o serviço de carreto

Definitivamente, mudar envolve muitos detalhes e por isso devemos nos concentrar em escolher a empresa de mudança mais adequada para este serviço.  
O próximo passo é saber como calcular o tamanho da sua mudança, assim você conseguirá economizar na hora de contactar uma empresa de mudança e obter com um orçamento mais assertivo!

Como calcular o tamanho da minha mudança

Antes de mais nada, para que você entenda como uma empresa de mudança calcula o valor do serviço, é necessário levar em consideração os seguintes pontos: 

  • Quantidade de embalagem necessária
  • Valor do seguro 
  • Quantos funcionários serão necessários
  • Tamanho do caminhão 
  • Distância percorrida

Em conclusão, com exceção da distância percorrida, todos os outros pontos são calculados diretamente tendo como base o tamanho da sua mudança. Por isso é muito importante calcular com exatidão os itens que serão transportados. 

Dessa forma, as empresas de mudança  conseguirão ter uma noção do valor do seguro, da quantidade de embalagem, do número de funcionários e tamanho do caminhão necessários para seu serviço.  
Esta lista recebe o nome de Inventário. Veja a seguir como fazer um de maneira correta.

Inventário de mudança

De antemão, a forma mais tradicional para calcular o tamanho da sua mudança é fazendo uma lista completa dos seus itens.  É muito importante descrever de forma detalhada tudo o que será transportado em um inventário, dessa forma a empresa de mudança conseguirá passar um orçamento bem assertivo.  Em caso de móveis e eletrodomésticos, recomenda-se também incluir as dimensões

Assim, imagine solicitar um orçamento para uma mudança residencial completa de um apartamento de 2 quartos. Com essa descrição fica muito difícil para a empresa calcular seus gastos e dessa forma ela sempre irá passar um preço superior, por segurança. 

Você concorda que um apartamento de 2 quartos de uma pessoa solteira, pode ser bem diferente de um apartamento com as mesmas distribuições de uma família com dois filhos e um cachorro?

Dessa forma, pensando em ajudar, criamos uma planilha com um inventário de mudança para você mapear todos os itens que irá transportar. O arquivo pode ser usado online ou impresso. Lembre-se de encaminhar este arquivo ao solicitar um orçamento. 

Em síntese, este inventário será usado para o orçamento. Após contratar o serviço, a empresa poderá fazer um novo inventário, incluindo o valor dos itens e o estado de conservação (isso serve para que o seguro faça o ressarcimento de qualquer dano ou perda causada durante a mudança) 

Vistoria presencial oferecida pela empresa de mudança

Por outro lado, a maneira mais simplificada de garantir um bom orçamento e conseguir negociar diretamente com a empresa é solicitando uma Vistoria presencial.
Dessa forma o especialista da empresa conseguirá rapidamente determinar o que será necessário para sua mudança e ele mesmo fará um inventário.  O Doutor Frete oferece esse serviço sem custo para Belo Horizonte e região metropolitana, para agendar, basta clicar aqui.

Banner com link para solicitar uma vistoria presencial para a mudança

Quais os serviços oferecidos por uma empresa de mudança

Primeiramente, essa pergunta pode parecer muito óbvia, porém uma mudança envolve uma série de serviços que podem complementar e garantir mais comodidade para você.

Logo, na hora de contratar uma empresa de mudança, confira todos os diferenciais que ela oferece e avalie o custo benefício. Nada melhor que se preocupar o menos possível enquanto uma equipe capacitada toma conta de tudo.

Em conclusão, separamos aqui alguns dos principais serviços que as melhores empresas de mudança oferecem:

  • Vistorias presenciais
  • Orçamento online  
  • Embalagem dos itens (móveis, eletrodomésticos, roupas, artigos de decoração)
  • Acondicionamento de roupas em cabideiros especiais
  • Seguro completo dos itens transportados
  • Transporte rodoviário
  • Rastreador em tempo real da sua mudança
  • Içamento
  • Assessoria de mudança (planejamento e acompanhamento)
  • Limpeza da residência
  • Entrega de apartamento para imobiliaria
  • Pintura do apartamento pós mudança

Assim, é importante destacar que nem todas as empresas contam com estas opções. Por isso na hora de se mudar, avalie o que realmente é importante para você e como estes diferenciais podem garantir uma mudança mais tranquila.

Antes de mais nada, vale a pena lembrar que em algumas empresas de mudança, a maioria destes opcionais já estão incluído no serviço e não geram nenhum valor adicional ao cliente
Finalmente, agora que você já sabe todos esses passos, chegou o momento de solicitar seu orçamento.

Como solicitar corretamente um orçamento de mudança

Primeiramente, para você que já leu até aqui ou está por dentro dos conteúdos do nosso blog, esse ponto será muito simples. 

Em síntese, já sabemos que o momento de solicitar um orçamento é fundamental. Este é o seu primeiro contato com a empresa. Dessa forma, além de você poder determinar como é o atendimento e suporte, poderá também esclarecer todos os pontos que deseja, assim como a lista completa dos itens que serão transportados. 

Dessa maneira, você poderá fazer o orçamento online, por telefone ou solicitando uma vistoria presencial. Assim, independente do canal escolhido, certifique-se de não esquecer de informar quais serão os itens transportados, o local de origem e destino da mudança e a melhor data o serviço.

Necessidades especiais

Por outro lado, informe também sobre a necessidade de içamento de algum item ou dificuldades que poderão aparecer durante a prestação do serviço, por exemplo: prédios sem elevadores, estradas de terra, horários específicos de retirada ou entrega.

Definitivamente, todos estes detalhes vão ajudar a empresa de mudança a se preparar melhor para o serviço e com isso, evitar problemas no dia do transporte. Fique tranquilo, isso não irá somar ao valor do seu orçamento. As empresas já está acostumadas, porém para cada tipo de serviço são necessários cuidados e profissionais diferentes.

Portanto, aproveite este contato também para informar caso tenha sido uma indicação, isto pode render um desconto para você. 
E por último, porém muito importante: Não se esqueça de perguntar sobre a cobertura do seguro!

Quais pontos devo estar atento em um contrato de uma empresa de mudança

Dessa forma, após conferir as avaliações da empresa no Google, calcular o tamanho da sua mudança e solicitar seu orçamento. Chegou finalmente o momento de decidir e contratar a empresa que fará sua mudança.

É muito importante que o contrato enviado deixe claro algumas informações sobre o serviço. No documento deve constar a data do transporte, o trajeto, quais itens serão transportados e principalmente o valor total do seguro.  Confira também se a empresa informa o CNPJ, nome completo de um responsável e informações sobre possíveis multas por cancelamento.

Finalmente, a informação sobre o seguro é fundamental para garantir que todos os itens estão protegidos. O mais normal é que as empresas informem um valor máximo de cobertura. Verifique se este valor, no caso de danos na sua mudança realmente seria suficiente para arcar com possíveis avarias. 
Existem dois tipos de seguro e eles apresentam algumas características diferentes.

Seguro realizado por seguradoras

Estes seguros são extremamente confiáveis, possuem um valor mais alto e são mais burocráticos. Todo contrato de mudança que oferece seguro de uma empresa terceirizada deve apresentar em anexo uma apólice feita em nome do cliente, com número de registro e telefone para atendimento. Neste caso, qualquer problema deverá ser resolvido pelo cliente diretamente com a seguradora e pode demorar até 180 dias para sua solução e ressarcimento. 

Por outro lado, vale a pena lembrar que esta opção não contempla avarias ou quebras, você deve verificar se além da apólice do seguro a empresa contratada se responsabiliza também por esses acidentes.

Seguro direto com a empresa de Mudança

Este tipo de seguro é realizado pela empresa de mudança e apresenta várias vantagens. Nestes casos a empresa é responsável direta por qualquer dano causado aos seus pertences, tendo autonomia e obrigação de realizar o conserto ou reposição do item avariado. Esta modalidade oferece uma boa segurança, similar ao seguro de terceiros, porém  de maneira mais cômoda e rápida.  Normalmente após a solicitação do cliente, a empresa tem um prazo máximo de 30 dias  para solucionar o problema.

Entretanto, para que sua mudança realmente esteja segura,  confira todos os dados da empresa e certifique-se de realizar qualquer pagamento somente após assinatura do contrato ou realização total do serviço.

Cuidado com o pagamento

As grandes empresas de mudança quase sempre não exigem o pagamento de quantias antecipadas. Cuidado para não cair em nenhuma fraude! O pagamento deverá ser realizado após a prestação do serviço e tendo o contrato assinado por parte da empresa. 

Entretanto, em alguns cenários pode ser exigido o pagamento de uma parte da mudança antes da sua realização, sendo um valor não superior a 50%. Estes casos são extremamente raros e acontecem quando a mudança  será realizada para longos trajetos (superior a mil quilômetros), possui um valor muito alto ou com necessidades especiais, como transporte de veículos por carreta segonha, pranchas e até mesmo guarda-móveis por períodos superiores a um mês. 

Em conclusão, no momento de pagar, priorize transferências bancárias, ou cartão de crédito e débito. No caso de depósito para contas bancárias, verifique se a mesma encontra-se registrada no nome da empresa ou do responsável legal. Além disso, evite fazer o pagamento em dinheiro diretamente para os funcionários da empresa durante a mudança, muitos não são autorizados a receber e pode até mesmo ser perigoso para eles se deslocarem com quantias de dinheiro em espécie. 

Tudo pronto para sua mudança?

Finalmente, agora que você já sabe quais os principais pontos na hora de contratar uma empresa de mudança, chegou a hora de se planejar! 

Parte deste planejamento é também encontrar o melhor custo benefícios e formas de economizar durante sua mudança!

Caso queira saber como REALMENTE economizar, veja nosso conteúdo sobre Dicas práticas que realmente vão te ajudar a economizar na hora de se mudar.

Solicitar orçamento mudança residencialPowered by Rock Convert

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Faça parte da comunidade Doutor Frete e receba dicas sobre mudança, embalagens e decoração para sua casa.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.